VLI E LD BUSCAM ESCOAMENTO DE CELULOSE ATRAVÉS DA FERROVIA:

As empresas VLI e a LD Celulose assinaram um memorando de entendimentos visando o transporte de celulose solúvel a partir de fábrica que será instalada nos municípios de Araguari e Indianópolis (MG).

Atualmente, a LD Celulose constrói no Triângulo Mineiro aquela que será uma das maiores linhas industriais de celulose solúvel do mundo. O termo assinado entre as partes prevê a movimentação do produto, pela ferrovia. Cada composição será formada por três locomotivas e 68 vagões (1.300 metros de extensão) epoderá transportar cerca de 4,5 mil toneladas da unidade até o Porto de Barra do Riacho (ES), o equivalente ao volume movimentado por cerca de 100 caminhões.

A localização é um elemento estratégico do negócio, que contará com conexões ferroviária – por meio da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), concessionária controlada pela VLI – e rodoviária com portos do Espírito Santo e São Paulo.

Anúcio Patrocinado

Trem VLI / Foto: Divulgação

A expectativa das empresas é de que o contrato de longo prazo – próxima etapa – seja assinado no primeiro semestre de 2020. A previsão é que a fábrica fique pronta em 2022. O projeto tem investimento industrial previsto de US$ 1,2 bilhão. A planta terá capacidade de fabricar 500 mil toneladas de celulose solúvel por ano. A unidade vai gerar até 2022, ano em que ela começará a operar, cerca de 8 mil empregos diretos durante a fase de construção, e depois empregará aproximadamente 1,1 mil pessoas na operação da planta industrial e da floresta.

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.