Para a Física, a velocidade é a relação entre uma determinada distância percorrida e o tempo gasto no percurso. A velocidade é uma grandeza vetorial representada por um vetor que possui direção, sentido e módulo. A distância é medida em metros e o tempo em segundo (m/s), no SI (Sistema Internacional de Unidades). Em outras palavras, a grandeza que mede a variação de espaço/tempo. De forma geral, a variação do espaço em relação ao tempo determina o que é velocidade. Ou seja, caracteriza a grandeza do quão rápido é o deslocamento de um corpo.

Velocidade Máxima Autorizada: é a velocidade máxima permitida em um determinado trecho, que pode variar de acordo com a classificação da Via Permanente, do Material Rodante, da Segurança na Operação e da Demanda.

Restrição de Velocidade: É uma restrição por um determinado tempo em uma operação. Quando ocorre uma restrição de velocidade, a velocidade definida não pode ser ultrapassada, portanto, se torna a nova VMA do trecho.

As restrições de velocidade podem ser Limitadas, Reduzidas ou Restritas, que variam de ferrovia para ferrovia.

Anúcio Patrocinado

Velocidade Média do Trem: É calculado pela distância percorrida pelo trem em uma viagem dividido pelo tempo de viagem.

Velocidade Média da Operação: Velocidade somada de todos os trens dividido pelo número de trens que se deseja mensurar.

Velocidade Máxima Ecológica: Velocidade máxima estabelecida para que uma locomotiva/trem apresente o maior grau de eficiência energética.

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.