Formação de iniciação profissional em noções básicas para maquinistas será realizada em parceria com o Senai das regiões participantes.
Moradores de Governador Valadares, Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso, Mariana, Ouro Preto, Santa Bárbara e Barão de Cocais terão a oportunidade de participar do curso gratuito de iniciação profissional em noções básicas para maquinistas. A qualificação é oferecida pela Vale em parceria com o Senai. São 200 vagas para Minas Gerais, e as inscrições podem ser feitas entre os dias 24 e 26 de outubro.
A iniciativa faz parte do Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT) e será oferecido também para moradores de Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha, no Espírito Santo.
Para se inscrever, é necessário ter mais de 18 anos, morar nas cidades participantes e ter o ensino médio completo ou a ser finalizado este ano. Rosiane da Hora da Silva é maquinista há 20 anos e lembra os primeiros passos na profissão. “A minha qualificação só teve início depois que comecei a atuar na área. O surgimento de cursos como esse é uma oportunidade para quem quer se aproximar da profissão de maquinista. A dica para quem vai trilhar esse caminho é ser proativo e gostar de desafios, além de aproveitar todas as formações, porque há poucas pessoas capacitadas no mercado. O que me encanta na profissão é conduzir um trem de forma hábil e segura. É um meio de transporte robusto, com quilômetros de comprimento, que fascina e contagia a todos por onde passa”, diz.
As aulas serão presenciais e realizadas de segunda a sexta-feira. Há vagas para os turnos da tarde e da noite. O conteúdo inclui informações sobre operação ferroviária, vistoria de vagões e cargas, manobras, entre outros. O objetivo é estimular a qualificação profissional e contribuir para o desenvolvimento social nos territórios onde a Vale atua. Não há relação entre a qualificação e a contratação de mão de obra pela empresa.