Um protótipo de projeto de vagão que permite que todo o lado de 20 metros de comprimento seja aberto verticalmente para fornecer um espaço amplo e desobstruído para carregamento eficiente por empilhadeira está sendo testado pelo produtor de celulose Södra Cell Värö. Está prevista a produção em série de 22 vagões.
“Uma grande abertura de carga no vagão como essa é revolucionária. Os vagões deste tipo geralmente têm portas de correr ou colunas de suporte que limitam a acessibilidade e correm o risco de serem danificados”, disse Martin Malmelöv, gerente de fabricação do fornecedor Kiruna Wagon.
O Side Loader XL tem uma construção de treliça de aço de alta resistência aberta hidraulicamente, com uma superfície externa de lona durável e flexível para manter o peso da estrutura baixo.
O vagão oferece uma área de carga total de 51 m2 e um peso de carga de aproximadamente 51 toneladas. Kiruna Wagon disse que os regulamentos na maioria dos países da UE limitam os caminhões a uma área de carregamento de 33 m2 e 24 toneladas de carga, enquanto a Suécia permite o uso doméstico de caminhões com reboques que oferecem uma capacidade de 46 m2 e 36 toneladas.
“Se a indústria ferroviária for atraente como uma alternativa ecológica ao transporte rodoviário, o carregamento e o descarregamento precisam ser altamente eficientes”, disse Malmelöv. “Com este vagão, você pode abrir remotamente todo o comprimento de ambos os lados longos e acessar as mercadorias de uma forma que simplesmente não é possível em um caminhão. Também é possível descarregar trens inteiros simultaneamente. A grande porta de carregamento cria condições comparáveis ao trabalho em um depósito.”