Fechado:
Os vagões fechados, como seu próprio nome indica, têm por principal característica a proteção de sua carga contra intempéries.
Vagão Fechado FEPASA (Imagem: Johannes J. Smith)
Acessado em: 26/11/2018 (https://www.flickr.com/photos/johannes-j-smit/5971165608)
Gôndola
É o tipo de vagão que transporta produtos que não necessitam de proteção contra as intempéries. É o mais comum no Brasil por ser o tipo mais comum no transporte de minérios
Vagão Gôndola RFFSA (Imagem: Centro-Oeste Brasil)
Acessado em: 26/11/2018 (http://vfco.brazilia.jor.br/modelos/vagao/transformando-gondola-Atma-num-vagao-GPD-RFFSA.shtml)
Hopper
Os vagões hopper se caracterizam pelo seu sistema de descarga. Sua estrutura é um grande funil na qual existem aberturas inferiores para a realização da descarga.
Vagão HTD (Imagem: Cobrasma)
Acessado em: 26/11/2018 (http://cobrasma.blogspot.com/2014/10/vagao-hopper-htd.html)
Plataforma ou Prancha:
Os vagões plataforma são o tipo mais flexível em termos de flexibilidade operacional, já que podem transportar todo tipo de carga. A carga e a descarga podem ser realizadas tanto pela parte superior quanto pela lateral e alguns podem ter complementos na lateral e cabeceiras. As principais cargas transportadas são bobinas de aço, aços longos e contêineres.
Vagão Plataforma PED (Imagem: VFCO)
Acessado em: 26/11/2018 (http://vfco.brazilia.jor.br/vag/vagALL/ped.shtml)
Isotérmico
Vagão isotérmico é um tipo de vagão que tem por objetivo transporte cargas perecíveis que necessitam de resfriamento e acondicionamento em baixas temperaturas.
Vagão Isotérmico FEPASA (Imagem: FEPASA)
Acesso em: 26/11/2018 (https://br.pinterest.com/pin/363102788702668188/)
Tanque
Os vagões tanque são aqueles específicos para os granéis líquidos de todos os tipos, sejam eles corrosivos ou não, inclusive com alternativa para produtos pulverulentos.” É formado por uma estrutura cilíndrica apoiada sobre estrados metálicos ou não, sendo a própria estrutura cilíndrica a estrutura do vagão. Principais produtos transportados: combustíveis líquidos e produtos químicos, tanto líquidos quanto gasosos.
Vagão Tanque Procor (Imagem: Paulo Maurício)
Acessado em: 26/11/2018 (http://paulomauricioferrovia.com.br/tag/vagao-tanque/)
Gaiola
Os vagões gaiolas são para o transporte de animais vivos, já que por ter frestas em suas laterais permitem a passagem de oxigênio que abastece os animais. A carga e a descarga devem ser feitos pela lateral. As principais cargas transportadas são gado (bovino e equino), frango e cabras.
Vagão gaiola da bitolinha em São João del-Rei (MG) – anos 70 (imagem: Uma Viagem Pelos Trilhos Da Centro Oeste)
Acessado em: 26/11/2018 (http://viagemnostrilhos.blogspot.com/2017/04/vagao-gaiola-da-bitolinha-em-sao-joao.html)
Frigorífero
É um veículo em sistema de transporte de carga ferroviário, que é usado para conservar, e congelar diversos produtos.
Vagão frigorífico da Companhia Continental de Produtos em anúncio da Midletown. (Imagem: Centro-Oeste – Ferreomodelismo).
Acessado em: 26/11/2018 (http://vfco.brazilia.jor.br/vagoes-ferroviarios/isotermicos-frigorificos/1931-Frigorifico-Continental-Midletown-Car.shtml)
Especial
Muito utilizado para transportar produtos fora dos padrões convencionais, geralmente são utilizados em transporte interior, aqueles que são realizados dentro de empresas.
Vagão Especial Transportando Carros de Guerra (Imagem: Deposit)
Acesso em: 26/11/2018 (https://br.depositphotos.com/stock-photos/arma-de-ferrovia.html)
Vagão Segonha Vert-A-Pack
Esta modalidade de transporte é inusitada, pois transporta os carros na posição vertical. Suas vantagens são economia de espaço, segurança, e eficiência no acondicionamento da carga.
Vert-A-Pack: uma maneira inusitada de transportar carros (Imagem: Alta Octagem)
Acessado em: 26/11/2018 (http://altaoctanagem.blogspot.com/2013/04/vert-pack-uma-maneira-inusitada-de.html)
Caboose
Este é um vagão especial que tem utilização geral, muito utilizada nas ferrovias americanas, inclusive até os dias de hoje, bem como utilizadas na extinta Rede Ferroviária Federal. Este vagão pode abrigar um ferroviário que fiscaliza os vagões da cauda do trem, pode abrigar mantenedores de via (humanos), pode servir para guardar elementos de via (pequenos materiais).
Vagão Caboose (Imagem: Niles Canyon Railway)
Acessado em: 26/11/2018
(http://www.ncry.org/content.aspx?page_id=22&club_id=541047&module_id=132169)
Carro (Ferroviário):
Os vagões (veículos) para o transporte de passageiros são tecnicamente chamados de carros ferroviários. Estes veículos não possuem tração, portanto, dependem de outros veículos com tração própria para serem tracionados.
Esses vagões podem ser customizados de acordo com a necessidade do trem, eles podem se tornar vagão restaurante, vagão dormitório, vagão administrativo, vagão de banheiros, bem como se dividem em diferentes categorias de contratação, como por exemplo, podem ser de alto luxo, classe a, executivo, entre outros.
Vagão de passageiros (Imagem: TripAdvisor)
Acessado em: 02/12/2018 (https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g303605-d2365284-i79326982-Passeio_de_Maria_Fumaca-Campinas_State_of_Sao_Paulo.html)