Fechado:

Os vagões fechados, como seu próprio nome indica, têm por principal característica a proteção de sua carga contra intempéries.

Vagão Fechado FEPASA (Imagem: Johannes J. Smith)

Acessado em: 26/11/2018 (https://www.flickr.com/photos/johannes-j-smit/5971165608)

Anúcio Patrocinado

Gôndola

É o tipo de vagão que transporta produtos que não necessitam de proteção contra as intempéries. É o mais comum no Brasil por ser o tipo mais comum no transporte de minérios

Vagão Gôndola RFFSA (Imagem: Centro-Oeste Brasil)

Acessado em: 26/11/2018 (http://vfco.brazilia.jor.br/modelos/vagao/transformando-gondola-Atma-num-vagao-GPD-RFFSA.shtml)

Hopper

Os vagões hopper se caracterizam pelo seu sistema de descarga. Sua estrutura é um grande funil na qual existem aberturas inferiores para a realização da descarga.

Vagão HTD (Imagem: Cobrasma)

Acessado em: 26/11/2018 (http://cobrasma.blogspot.com/2014/10/vagao-hopper-htd.html)

Plataforma ou Prancha:

Os vagões plataforma são o tipo mais flexível em termos de flexibilidade operacional, já que podem transportar todo tipo de carga. A carga e a descarga podem ser realizadas tanto pela parte superior quanto pela lateral e alguns podem ter complementos na lateral e cabeceiras. As principais cargas transportadas são bobinas de aço, aços longos e contêineres.

Vagão Plataforma PED (Imagem: VFCO)

Acessado em: 26/11/2018 (http://vfco.brazilia.jor.br/vag/vagALL/ped.shtml)

Isotérmico

Vagão isotérmico é um tipo de vagão que tem por objetivo transporte cargas perecíveis que necessitam de resfriamento e acondicionamento em baixas temperaturas.

Vagão Isotérmico FEPASA (Imagem: FEPASA)

Acesso em: 26/11/2018 (https://br.pinterest.com/pin/363102788702668188/)

Tanque

Os vagões tanque são aqueles específicos para os granéis líquidos de todos os tipos, sejam eles corrosivos ou não, inclusive com alternativa para produtos pulverulentos.” É formado por uma estrutura cilíndrica apoiada sobre estrados metálicos ou não, sendo a própria estrutura cilíndrica a estrutura do vagão. Principais produtos transportados: combustíveis líquidos e produtos químicos, tanto líquidos quanto gasosos.

Vagão Tanque Procor (Imagem: Paulo Maurício)

Acessado em: 26/11/2018 (http://paulomauricioferrovia.com.br/tag/vagao-tanque/)

Gaiola

Os vagões gaiolas são para o transporte de animais vivos, já que por ter frestas em suas laterais permitem a passagem de oxigênio que abastece os animais. A carga e a descarga devem ser feitos pela lateral. As principais cargas transportadas são gado (bovino e equino), frango e cabras.

Vagão gaiola da bitolinha em São João del-Rei (MG) – anos 70 (imagem: Uma Viagem Pelos Trilhos Da Centro Oeste)

Acessado em: 26/11/2018 (http://viagemnostrilhos.blogspot.com/2017/04/vagao-gaiola-da-bitolinha-em-sao-joao.html)

Frigorífero

É um veículo em sistema de transporte de carga ferroviário, que é usado para conservar, e congelar diversos produtos.

Vagão frigorífico da Companhia Continental de Produtos em anúncio da Midletown. (Imagem: Centro-Oeste – Ferreomodelismo).

Acessado em: 26/11/2018 (http://vfco.brazilia.jor.br/vagoes-ferroviarios/isotermicos-frigorificos/1931-Frigorifico-Continental-Midletown-Car.shtml)

Especial

Muito utilizado para transportar produtos fora dos padrões convencionais, geralmente são utilizados em transporte interior, aqueles que são realizados dentro de empresas.

Vagão Especial Transportando Carros de Guerra (Imagem: Deposit)

Acesso em: 26/11/2018 (https://br.depositphotos.com/stock-photos/arma-de-ferrovia.html)

Vagão Segonha Vert-A-Pack

Esta modalidade de transporte é inusitada, pois transporta os carros na posição vertical. Suas vantagens são economia de espaço, segurança, e eficiência no acondicionamento da carga.

Vert-A-Pack: uma maneira inusitada de transportar carros (Imagem: Alta Octagem)

Acessado em: 26/11/2018 (http://altaoctanagem.blogspot.com/2013/04/vert-pack-uma-maneira-inusitada-de.html)

Caboose

Este é um vagão especial que tem utilização geral, muito utilizada nas ferrovias americanas, inclusive até os dias de hoje, bem como utilizadas na extinta Rede Ferroviária Federal. Este vagão pode abrigar um ferroviário que fiscaliza os vagões da cauda do trem, pode abrigar mantenedores de via (humanos), pode servir para guardar elementos de via (pequenos materiais).

Vagão Caboose (Imagem: Niles Canyon Railway)

Acessado em: 26/11/2018

(http://www.ncry.org/content.aspx?page_id=22&club_id=541047&module_id=132169)

Carro (Ferroviário):

Os vagões (veículos) para o transporte de passageiros são tecnicamente chamados de carros ferroviários. Estes veículos não possuem tração, portanto, dependem de outros veículos com tração própria para serem tracionados.

Esses vagões podem ser customizados de acordo com a necessidade do trem, eles podem se tornar vagão restaurante, vagão dormitório, vagão administrativo, vagão de banheiros, bem como se dividem em diferentes categorias de contratação, como por exemplo, podem ser de alto luxo, classe a, executivo, entre outros.

Vagão de passageiros (Imagem: TripAdvisor)

Acessado em: 02/12/2018 (https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g303605-d2365284-i79326982-Passeio_de_Maria_Fumaca-Campinas_State_of_Sao_Paulo.html)

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.