Carga Tradicional:

O transporte de cargas por meio da ferrovia no Brasil atinge quase a totalidade da utilização do transporte, deixando de forma reduzida o transporte de passageiros. O motivo basicamente se explica pelo seu resultado final altamente lucrativo, e ter sido o foco de todas as concessionárias deste a concessão federal dos anos entre 96/98.

Atualmente a carga preferida pelas empresas do setor é o minério, devido a sua facilidade nos processos de aplicação logística e abundância para extração. Geralmente o fluxo de transporte do minério parte do ponto A para o ponto B, sem paradas para descarga ou recarga, diretamente da mineração para os portos (exportação) e pontos siderúrgicos.

Os ditos, produtos de carga geral, suprem em partes as ferrovias quando os produtos a granel sofrem seus períodos de baixa, porém, geralmente estes têm múltiplos pontos de carga e descarga devido a seus variados clientes.

Carga a granel:

São cargas que em geral são transportadas em grandes quantidades de forma exposta ou não, porém, essencialmente, sem embalagem. As cargas podem ser apresentadas como carga seca ou em forma de carga líquida, na ferrovia geralmente são transportadas através de vagões exclusivos para o transporte para este tipo de carga, como o gôndola (G), hopper (H) e tanque (T).

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São exemplos de Carga a Granel:

Carga a granel em seco:

-Bauxita

-Massa de Minerais (elementos);

-Material de Construção (Cimento, areia e brita);

-Carvão Mineral ou Vegetal;

-Produtos para produção agrícolas;

-Grãos em geral (vegetais);

-Ferro-Minérios em geral;

-Madeira Bruta;

-Produtos Refrigerados (livre);

-Produção Agropecuária em geral;

-Unidades com rodas e pesados em geral.

Trem carregado de Soja (Foto: Blog do Caminhoneiro)

Carga a granel líquida:

-Produtos químicos perigosos;

-Petróleo;

-Gasolina;

-Gás Natural Liquefeito

-Nitrogênio.

Vagão da ALL carregado com carga a granel líquida (Foto Alfredo Rodrigues)

Além de todos estes, as cargas a graneis compõe uma lista imensa, sendo que, acima, listamos os mais relevantes.

Carga Geral:

Define-se como carga geral os volumes que são transportados e acondicionados em sacos, fardos, caixas, cartões, engradados, amarrados, tambores, contêiner, etc., ou também podem estar de forma exposta se tiver origem industrial, como exemplo de mercadoria que não necessita de embalagem, citam-se chapas de ferro, madeira trabalhada, aço, pedras em bloco, pneus soltos, veículos e tubos de ferro.

Na ferrovia, a forma mais utilizada para se transportar as cargas desta modalidade é através de vagões do tipo plataforma carregada com contêiner e materiais siderúgicos.

Passageiro (Humanos):

O transporte ferroviário de passageiros opera de forma quase integral em pontos centralizados (grandes cidades), isso se deve ao lucro reduzido que este tipo de transporte proporciona na ferrovia quando se compara com o transporte de cargas. Além do transporte centralizado, outra modalidade que tem sido uma exceção é o transporte ferroviário turístico.

O lucro reduzido afasta do transporte de passageiros de longa distância (descentralizados) os investimentos privados, desta forma, a modalidade de transporte fica dependente das obrigações impostas pela legislação, da alternativa de mobilidade nos grandes centros e do investimento público visando turismo.

Fim da Linha!
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Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

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