Conforme dados e informações do Jornal Internacional RailGazette, a maior causa de acidentes na ferrovia não foram causados exatamente pela ferrovia.

O número de acidentes ferroviários significativos em 2019 caiu 11% em relação ao mesmo período de 2018 e 24% em relação ao período de medição em 2014, de acordo com os últimos dados anuais da União Internacional de Ferrovias.

O banco de dados de segurança da UIC (Union internationale des chemins de fer ou União Internacional de Ferrovias) coleta dados sobre acidentes significativos desde 2006 e atualmente cobre 31 membros da UIC na Europa, Ásia, Oriente Médio e África. Cada acidente é ponderado de acordo com a causa, tipo, frequência e categoria da vítima, fornecendo uma visão mais aprofundada dos níveis gerais de segurança, separadamente de eventos raros, mas de alto impacto.

Em 2019, 75% dos acidentes foram causados ​​por invasão de infraestrutura ferroviária e 15% foram em passagens de nível. Não mais do que 1% dos acidentes envolveram pessoas sendo atingidas em uma plataforma ou caindo de um trem ou plataforma. Outros 7% dos acidentes significativos foram atribuídos a fatores técnicos, organizacionais ou humanos dentro do sistema operacional ferroviário, e os 2% restantes foram causados ​​por condições climáticas e ambientais.

Anúcio Patrocinado

A UIC (Union internationale des chemins de fer ou União Internacional de Ferrovias) destacou que as ferrovias são particularmente vulneráveis ​​ao comportamento de terceiros, o que representou 98% das fatalidades registradas em 2019. “É imperativo que as autoridades públicas façam sua parte na promoção da educação e na conscientização sobre o risco, e continuem seus esforços para proteger as ferrovias de comportamento não civilizados”, disse.

A UIC advertiu que, devido à pandemia de coronavírus e às restrições de transporte associadas, os resultados futuros para 2020 “não serão comparáveis ​​de forma alguma com os resultados dos anos anteriores”.

Membros do banco de dados de segurança da UIC

ADIF (Espanha), ADIF-AV (Espanha), CFL (Luxemburgo), CFR-SA (Romênia), CIE (Irlanda), DB AG (Alemanha), HŽ (Croácia), Network Rail (Reino Unido), Infrabel (Bélgica) , IP (Portugal), BANE NOR SF (Noruega), MAV (Hungria), ÖBB (Áustria), PKP (Polônia), ProRail (Holanda), RAI (Irã), SNCF Réseau (França), FS RFI (Itália), SBB (Suíça), SŽ (Eslovênia), SŽ (República Tcheca, anteriormente SŽDC), TCDD (Turquia), Trafikverket (Suécia), ŽSR (Eslováquia)

Novos membros em 2019: RŽD (Rússia), RAS-EL (Grécia), KRRI (Coreia do Sul)

Novos membros em 2020: FtiA (Finlândia), UŽ (Ucrânia), SETRAG (Gabão) e SAR (Arábia Saudita).

Imagem: (Union internationale des chemins de fer)
Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.