Controle Automático de Trens (ATC):
Neste método é adicionado um equipamento no interior das locomotivas que indica ao operador ferroviário quais são os comandos a serem cumpridos na operação da locomotiva. Os comandos são efetuados de acordo com as cores apresentadas.
- Vermelho: Indica que o Operador deve para o trem;
- Amarelo: Avançar em até 15 km/h;
- Verde: Avançar em até 60 km/h;
- Azul: Avançar em até 75 km/h.
Controle de Tráfego Centralizado (CTC):
Este método se utiliza de licenciamento automático através de bloqueios e intertravamento controlado pelo CCO. A autorização é realizada através de sinalizações luminosas de via.
Supervisão Automática de Trens (ATS):
Este método utiliza para identificação da localização do material rodante entre um pátio e outro um sistema é similar ao ATC e permite a supervisão e controle automático de trens.
CBTC:
O CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control) é um sistema de integrado de licenciamento e monitoramento de trens na ferrovia, tem como fundamento principal a não criação de blocos fixos (secções de bloqueio) de movimentação na via e o fortalecimento do conceito de falha segura.
Para saber mais sobre blocos e sinalização leia antes este material: Sinalização e Blocos.
Afinal de contas, se o CBTC não trabalha com blocos fixos ele trabalha de qual forma?
O CBTC utiliza o sistema de blocos móveis com comunicação via satélite, que permite uma maior aproximação entre trens, que por consequência adiciona um maior número de trens em um mesmo trecho.
Vamos comparar Blocos Móveis e Blocos Fixos?
Veja que no Bloco Fixo, só se pode adicionar um trem por trecho, pois ele inicia a ocupação da via e desocupa quando finaliza o trecho.
Imagem: Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)
Já no Bloco Móvel, como o monitoramento é via satélite, não se cria blocos fixos, mas sim blocos móveis, mantendo desta forma a distância entre os trens.
Imagem: Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)
Segurança:
O CBTC apresenta outros benefícios, como por exemplo as questões referente a segurança, quando uma locomotiva apresenta qualquer divergência ou não é reconhecida pela locomotiva líder, é aplicado freio e cortada a aceleração das locomotivas.
A ferramente também apresenta aplicação de freio quando há uma proximidade não programada (permitida) entre as locomotivas, esta aproximação geralmente ocorre por erro sistêmico, falha do operador embarcado (maquinista) ou do controlado de tráfego.
Ganho Operacional (Logístico):
Como como o sistema de blocos móveis permite adicionar mais de um trem por trecho definido (bloco), o volume de carga transportada aumenta. Com o aumento de carga transportada, a ferrovia se torna mais eficiente e consegue atender o cliente com sua carga de uma forma mais rápida, pois permite o controle logístico do trecho, aumentando ou diminuindo o fluxo de trens.