As placas de sinalização estiveram na vanguarda da sinalização de via, sendo complementadas posteriormente pelas sinalizações luminosas, estas, tem por objetivo regulamentar, advertir e indicar ações de operação e manutenção na Via Permanente.

Lembra-se que as placas devem ser posicionadas ao lado direito da via, e logicamente, no sentido de circulação do trem. No caso de linha dupla, as placas devem ser localizadas na entrevia, caso seja impossibilitada a instalação na entrevia, deverá estas, serem adicionadas em ambos os lados.

As placas são de Regulamentação, Advertência e Indicação.

Placas de Regulamentação:

Estas placas têm por objetivo regulamentar e determinar algo (imperativo), uma ação que deverá ser colocada em prática pelo operador do trem (ou similar) de forma instantânea, em tempo futuro ou em ação continuada.

Anúcio Patrocinado

Imagem: Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)

Placas de Advertência:

As placas de advertência têm por finalidade indicar um acontecimento ou fator que o Operador do Trem deverá se atentar para que a condução do comboio seja realizada de uma forma segura tanto para a composição, quanto para as funções marginais à ação central.

Edição de Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)

Placas de Indicação:

As placas que apresentam esta característica, fornece ao operador informações complementares para uma operação segura e consciente.

Imagem: Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.