SABOTAGEM EM TREM DE AUSCHWITZ SALVOU VIDA BRASILEIRO:
Tom Venetianer, um judeu naturalizado brasileiro, aos 7 (sete) anos de idade foi condenado a ser enviado para execução em Auschwitz. Isso tudo ocorreu em 1944. Sua salvação ocorreu quando explosões na ferrovia causadas por sabotagens feitas por soldados soviéticos mudaram o curso do trem e da vida dele.
Os vagões repletos de gente foram desviados para outra prisão na região da atual República Checa, onde não funcionava um campo de extermínio. Ele foi salvo.
Edu Garcia/R7
Tom nasceu na cidade de Kosice, no leste da então Checoslováquia, em 1937, dois anos antes de a Alemanha iniciar a Segunda Guerra Mundial. Em 1938, um acordo fez a região ser anexada à Hungria, que pouco depois entrou na guerra como aliada da Alemanha.
Tom Venetianer, hoje com 82 anos, será um dos participantes das celebrações em São Paulo, onde reconstruiu a vida após chegar da Europa com os pais, em 1948. Presidente da entidade Sherit Hapleitá (Sobreviventes Remanescentes), ele afirma que o ato tem a importância de lembrar o massacre. “Não só para evitar novos genocídios, mas também para combater movimentos de negação”, diz.
Fonte Primária: R7;
Escrito por Lucas Evaristo em 27/01/2020.