latório apresenta os resultados da companhia em 2024 e reforça o papel da ferrovia no desenvolvimento socioeconômico do Brasil

A Rumo, maior operadora ferroviária do país, lançou no dia 25 de março o Relatório Anual de Sustentabilidade. O documento reúne os principais marcos de sua atuação em 2024, com foco em temas ambientais, sociais e de governança (ESG), além de apresentar informações atualizadas sobre os indicadores de desempenho e as perspectivas estratégicas da empresa para os próximos anos. 

Entre os principais destaques de 2024, a Rumo alcançou uma redução de 3,3% nas emissões específicas de gases de efeito estufa (GEE) em comparação ao ano anterior, mesmo com o aumento de 3% no volume transportado — que totalizou 79,8 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU), o quarto recorde anual consecutivo. 

Essa eficiência operacional evitou a emissão de 6,9 milhões de toneladas de CO₂, volume que seria liberado caso a mesma carga tivesse sido transportada por caminhões.

Para Felipe Saraiva, Gerente Executivo de Re

Anúcio Patrocinado

lações com Investidores e Sustentabilidade, os resultados apresentados refletem o compromisso da Rumo com o desenvolvimento sustentável da infraestrutura nacional: 

“Os avanços de 2024 reforçam que seguimos firmes no nosso compromisso de transformar a infraestrutura logística voltada ao agronegócio brasileiro, com responsabilidade socioambiental e geração de valor para todos os stakeholders”, afirma o executivo.

“Nossos investimentos em obras de infraestrutura já resultam em ganhos de capacidade, eficiência e segurança operacional, promovendo desenvolvimento nas regiões que atuamos e maior competitividade para a logística dos nossos clientes”, conclui Saraiva. 

Estratégia de crescimento

Em 2024, a Rumo deu continuidade às obras da Ferrovia do Mato Grosso, um corredor logístico que conectará Rondonópolis a Lucas do Rio Verde (MT). Com aproximadamente 160 km em fase de construção, a nova ferrovia integrará a produção agrícola da região ao sistema ferroviário com destino ao Porto de Santos.

A companhia também concluiu importantes obras no estado de São Paulo, com foco no aumento da capacidade operacional e na mobilidade urbana.

Diversidade de gênero

Como parte do seu compromisso com a diversidade, equidade e inclusão, a Rumo avançou para 30% de mulheres em cargos de liderança e registrou um aumento de 13,5% no total de mulheres colaboradoras em 2024.

Para saber mais detalhes sobre os resultados financeiros e operacionais da Rumo, confira o Relatório Anual de Sustentabilidade na íntegra em: Link

Imagem: Divulgação RUMO

Sobre a Rumo 

A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do Brasil, oferecendo uma solução logística integrada, segura e eficiente para apoiar o crescimento do agronegócio e da economia nacional.

Com mais de 8 mil colaboradores, a empresa conecta os principais polos de produção agroindustrial aos mais relevantes portos de exportação do país.

Em 2024, pelo segundo ano consecutivo, a Rumo foi a 

única empresa brasileira do setor de logística a integrar duas carteiras do índice internacional Dow Jones de Sustentabilidade, além de seguir compondo a carteira do ISE B3, principal referência em práticas de sustentabilidade corporativa no Brasil.

Atendimento à Imprensa 

E-mail: [email protected] 

Mariana N. Marciano: + 55 (19) 9 8116-1988 

Evely Leão: + 55 (11) 9 7774-5596 

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.