O robô humanoide, operado por um funcionário no solo, imita os gestos humanos durante tarefas de manutenção.

O equipamento, que parece saído de um desenho animado dos anos 80 da série Transformers, é real e moderno, estando a serviço das ferrovias japonesas. O novo robô humanoide, desenvolvido para realizar manutenção das linhas, especialmente em altura, cortando galhos ou pintando estruturas metálicas, foi apresentado pela West Japan Railway. Ele possui um alcance vertical de 12 metros e pode utilizar diversos acessórios para transportar objetos de até 40 quilos. Está entrando em operação agora.

Embora pareça retirado de um desenho animado da série Transformers dos anos 80, ele é real, moderno e está a serviço das ferrovias japonesas.

Após dois anos de testes, a empresa West Japan Railway (JR West) revelou um robô montado em um caminhão que começará a operar na manutenção e inspeção das linhas a partir deste mês de julho.

Anúcio Patrocinado

O dispositivo possui dois braços capazes de carregar objetos de até 40 quilos e alcançar até 12 metros de altura, permitindo substituir peças em locais altos, pintar estruturas e aparar galhos de árvores que obstruem a passagem dos trens.

No entanto, o aparelho não funciona de forma autônoma. Ele é controlado remotamente por um técnico no solo que utiliza óculos conectados às câmeras instaladas na “cabeça” do robô, no lugar dos olhos, semelhantes aos do Wall-E (filme da Disney/PIXAR). Quando o operador move a cabeça, o robô faz o mesmo. O aparelho também capta som, que é transmitido ao operador, proporcionando maior proximidade com o trabalho a ser executado.

O peso dos objetos levantados pode ser sentido através de alavancas de controle. Esses “membros” podem ser equipados com garras, lâminas ou pincéis, apresentando diferentes sensibilidades, variando desde o uso de uma motosserra até a pintura de sinais nas barras metálicas das linhas.

“O operador comanda o robô a partir da cabine, próxima ao solo, permitindo que ele trabalhe com segurança em tarefas aéreas”, afirmou o presidente da JR West, Kazuaki Hasegawa, durante uma coletiva de imprensa.

A JR West desenvolveu a máquina em parceria com uma startup de robótica local e destaca que as novas tecnologias podem ser empregadas para combater a escassez de mão-de-obra em uma sociedade japonesa envelhecida, além de melhorar a segurança no trabalho, protegendo os funcionários de quedas ou choques elétricos.

Kazuaki argumenta que “o aumento do uso de robôs é crucial para enfrentar os desafios do trabalho de manutenção e garantir operações ferroviárias estáveis e sustentáveis”.

A empresa japonesa acrescenta que este dispositivo pode reduzir o tempo de trabalho de manutenção em cerca de 30 por cento, além de aumentar a segurança das tarefas em ambientes perigosos, como áreas com cabos elétricos.

Imagem: Reuters

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.