PROJETO SERRA DAS RUSSAS (PERNAMBUCO):
A ferrovia respira em Pernambuco através da regional da OSCIP Amigos do Trem. O Projeto Serra das Russas surgiu em Agosto de 2017, com objetivo de preservar, inicialmente, 14 km de ferrovia do trecho abandonado dentro do Estado de Pernambuco, que vai de Russinhas até o túnel 14. O trecho possui 13 túneis e 6 pontes.
Em Março de 2018, a regional conseguiu autorização da Transnordestina para realizar o trabalho de limpeza e conservação do trecho, e estando devidamente autorizados, as ações se iniciaram. Ainda no ano de 2018, a equipe recebeu a sinalização da prefeitura de Gravatá – PE, cidade pertencente ao trecho, que também autorizou e incentivou as ações da Amigos do Trem na região.
As manutenções da equipe no trecho ocorrem nos finais de semana, no sábado e no domingo, com duas equipes que se alternam. Os equipamentos são, um troller manual, uma prancha, um Auto de Linha motor 1300cc e um Troller motorizado 125cc.
Mesmo com pouco material humano e ferramentas de trabalho, em 2018, ocorreu a desobstrução de um trecho de aproximadamente 30m, onde estava totalmente coberto por pedras consequência de um desmoronamento. Essa desobstrução, abriu caminho para uma rota de trilhas turísticas e pequenos veículos trollers. Só em 2018, foram quase 6km de via limpa.
“Obrigatoriamente todos os voluntários trabalham com os EPI´s.”
Ton (Amigos do Trem)
Todas as obras são feitas com recursos próprios da equipe de voluntários, e não há impedimentos legais para o avanço da manutenção no trecho. Segundo informações dos gestores, todos os padrões de segurança são devidamente seguidos, e o objetivo é limpar e conservar o trecho, estando esta etapa concluída, será feita uma avaliação técnica, e logo após se estudará a possibilidade de implantação de trem turístico.
Escrito, Editado e Revisado por Lucas Evaristo.