Conjunto Pneumático:
É formado pelos seguintes dispositivos: Encanamento Geral, Mangueiras, Torneira Angular, Válvula de Controle, Reservatório Auxiliar, Cilindro de Freio, Retentor de Controle de Alívio e Vazio Carregado Automático, Coletor de Pó, Suporte Encanamento.
Mangueiras:
Componente que possui a função em garantir a continuidade do encanamento geral ao longo de todo o trem.
Torneira:
Componente de acionamento manual destinada a dar passagem ou reter o ar de um circuito.
Encanamento Geral:
Componente que percorre todo o trem com uma tubulação de Ø 1¼”, através do qual são executadas as três funções básicas do sistema de freio: Carregamento, Aplicação e Alívio.
Coletor de Pó:
Componente que protege a válvula contra entrada de pó e é responsável pelo isolamento do encanamento feral com a válvula.
Suporte do Encanamento:
Componente que suporta as partes da válvula além da canalização e possibilita a remoção das partes da válvula sem ser necessário soltar qualquer dos tubos.
Válvula de Serviço:
Componente responsável por todos os comandos do sistema de freio dos vagões, carregamento aplicação, recobrimento e alivio.
Válvula de Emergência:
Componente que controla as aplicações de freio e faz a aplicação de emergência
Reservatório Auxiliar/ Emergência:
Componente responsável pelo armazenamento de ar para aplicação de serviço e emergência.
Cilindro de Freio:
Componente responsável por monitorar o tempo de alívio do sistema de freio do vagão.
Retentores de Alívio:
Componente responsável por monitorar o tempo de alívio do sistema de freio do vagão.
Dispositivo Vazio/Carregado:
Componente que se trata de uma válvula que de acordo com a sua posição, coloca o equipamento para operar os freios atendendo a condição do vagão “vazio” ou “carregado” em relação a frenagem.
Conjunto Mecânico:
O conjunto mecânico do sistema de freio, também chamado de timoneria de freio é composto pelos seguintes componentes: Timoneria de Freio, Ajustador de Folga Automático, Sapata de Freio,
Contra-Sapata, Barra de Compressão, Alavanca Viva, Triangulo de Freio e o Freio Manual.
Ajustador Automático:
Componente responsável por manter constante o curso do cilindro de freio e corrigir a folga entre a sapata e a roda.
Barra de Compressão:
Componente da timoneria que interliga os dois triângulos de freio de um truque através das alavancas de freio
Triângulo de Freio:
Dispositivo da timoneria instalado no truque para transmissão das forças de freio simultaneamente as duas rodas de um rodeiro.
Sapata e Contra-Sapata:
A Contra-Sapata é suporte instalado na ponteira do triangulo que aloja a sapata de freio. A Sapata de Freio recebe a força da timoneria, que é pressionada contra a roda gerando a força de resistência ao
movimento.
Freio Manual:
Componente constituído de um volante, haste, engrenagens, caixa de engrenagens, alavancas, embreagem, quadrante, tranquetas e correntes. O freio manual fica localizado na cabeceira do vagão e utilizado como freio de estacionamento do vagão em pátios.