PAULO HENRIQUE: UM HERÓI NA FERROVIA:

Mineiro, juiz-forano, nascido em 1973, teve como um de seus maiores legados o amor pela ferrovia, Paulo Henrique do Nascimento dedicou muito de sua vida a OSCIP Amigos do Trem, que tem por objetivo reativar trechos ferroviários abandonados, restaurar veículos e reaver a circulação de trens turísticos.

Enquanto ainda era criança, Paulo Henrique gostava de matar aula para embarcar no antigo trem Xangai, que circulava no interior de Minas Gerais. O trajeto que PH habitualmente realizava ligava Juiz de Fora a Mathias Barbosa em um trecho de 30 km. Atualmente o trem Xangai está em processo de restauração pela ABPF e deve circular em breve por trechos turísticos no Brasil.

Anúcio Patrocinado

“Em 8 de dezembro de 2004, quatro homens se acorrentaram diante do Palácio do Planalto, em Brasília. O Objetivo era chamar a atenção do então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para que suspendesse a liquidação do patrimônio remanescente da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), já privatizada.

O protesto funcionou. Em 24 horas, foram recebidos pelos integrantes do governo e avisados que a medida provisória estava suspensa. Entre os manifestantes estava Paulo Henrique do Nascimento, um apaixonado por trens.”

Jornal Folha de São Paulo, em 02 de dezembro de 2018.

Dentre as restaurações que foram lideradas pelo Paulo Henrique e ganharam destaque nacional, estão o Trem Rio-Minas, a Litorina de Miguel Pereira e o Trem de Prata em Santos Dumont. Paulo Henrique de fato foi um lutador incansável pela memória ferroviária, recebendo por esta luta o Prêmio Amigo do Patrimônio. Paulo também foi homenageado pela AENFER (Associação de Engenheiros Ferroviários), em 2015, com a Condecoração Engenheiro Paulo de Frontin, por toda a dedicação supracitada e também pelo evidente sucesso no projeto do Rio-Minas.

Em 2017, as primeiras composições do Projeto Trem Turismo Rio-Minas saíram de Vitória (ES) em direção a Recreio, que teve sua oficina revitalizada para receber os equipamentos do trem de turismo. Havia ainda a possibilidade de se tentar reativar um outro trecho, que iria de Santo Antônio de Pádua, no Estado do Rio, até Recreio, passando por Palma e o distrito de Angaturama.

(Imagem: Paulo Henrique orgulhoso do Rio-Minas)

Em março de 2018, o jornal Estado de Minas publicou uma matéria sobre o projeto do trem turístico e, dois meses depois, outra reportagem e um vídeo, feito pelo fotógrafo Edésio Ferreira, de grande repercussão na internet foi compartilhado mais de 11 mil vezes e alcançou mais de 1 milhão de pessoas.

Paulo Henrique planejava sua ida a Pernambuco para a implantação do projeto Serra das Russas em Gravatá-PB, porém, Paulo Henrique lutava a 4 (quatro) anos contra um câncer de pulmão e veio a falecer, em 22 de novembro de 2018, no Hospital Adão Pereira Nunes, na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Em sua partida ele deixou 5 irmãos e 7 sobrinhos.

Ele tentou por muitos anos implantar um trem turístico em Juiz de Fora – MG, sua cidade natal, mas sem sucesso por entraves burocráticos advindo do governo e das Operadoras Ferroviárias.

“Ele foi um homem magnífico. O projeto vai continuar e vamos realizar o sonho dele”, disse a sobrinha de Paulo Henrique e atual presidente da OSCIP, Cyntia Nascimento.

Este é um artigo em memória de Paulo Henrique do Nascimento, ex-presidente da OSCIP e idealizador do projeto trem turístico Rio-Minas.

Escrito, Editado e Publicado por Lucas Evaristo.

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.