Pátios:

Pátio é uma área de operação que tem funções diversas, como formação de trens, carga e descarga, estacionamento e oficina do material rodante em geral. O local deve ser preferencialmente plano, apesar de nem todos os pátios se apresentarem desta forma. O motivo dessa planeza é facilitar a tração dos vagões e carros, pois em rampas (aclives e declives), a dificuldade de locomoção é potencializada.

Um dos itens de via mais utilizados em pátios é o AMV (https://www.brasilferroviario.com.br/amvs/), este item permite a manobra de trem dentro de pátios. Um AMV (Aparelho de Mudança de Via) é um conjunto de acessórios, máquinas e componentes que são projetados para permitir ao material circulante transitar de uma linha para outra, assegurando a continuidade da via para um determinado caminho.

Terminal em Carajás (Foto: Cristiano Oliveira)

Os pátios podem ser definidos da seguinte forma:

  • Pátio de Manobra (mais comum);
  • Pátio de manutenção;
  • Pátio de Interação;
  • Pátrio de Triagem;
  • Terminais Ferroviário.

Pátio Ferroviário (Desenho de Stephen Brown)

Anúcio Patrocinado

Acessado em: 04/12/2018 (http://museusferroviarios.net.br/historia-e-tecnologia/estrutura-de-ferrovias/)

Estações:

A função das estações ferroviárias é realizar a parte administrativa e documental de uma ferrovia, assim como também coordenar a aplicação da equipagem aos trens. Em épocas anteriores, no ponto alto do transporte de passageiros no Brasil, ela também era utilizada como ponto de embarque e desembarque de passageiros.

Terminais:

O terminal ferroviário, apesar de ser definido como um tipo de pátio, ele se apresenta geralmente nos pontos finais ou retorno das ferrovias, no caso de ferrovia em carrossel. Ele pode ser utilizado como início e fim de uma rota, pois estes pontos geralmente são locais de carregamento e descarga.

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.