Pátios:
Pátio é uma área de operação que tem funções diversas, como formação de trens, carga e descarga, estacionamento e oficina do material rodante em geral. O local deve ser preferencialmente plano, apesar de nem todos os pátios se apresentarem desta forma. O motivo dessa planeza é facilitar a tração dos vagões e carros, pois em rampas (aclives e declives), a dificuldade de locomoção é potencializada.
Um dos itens de via mais utilizados em pátios é o AMV (https://www.brasilferroviario.com.br/amvs/), este item permite a manobra de trem dentro de pátios. Um AMV (Aparelho de Mudança de Via) é um conjunto de acessórios, máquinas e componentes que são projetados para permitir ao material circulante transitar de uma linha para outra, assegurando a continuidade da via para um determinado caminho.
Terminal em Carajás (Foto: Cristiano Oliveira)
Os pátios podem ser definidos da seguinte forma:
- Pátio de Manobra (mais comum);
- Pátio de manutenção;
- Pátio de Interação;
- Pátrio de Triagem;
- Terminais Ferroviário.
Pátio Ferroviário (Desenho de Stephen Brown)
Acessado em: 04/12/2018 (http://museusferroviarios.net.br/historia-e-tecnologia/estrutura-de-ferrovias/)
Estações:
A função das estações ferroviárias é realizar a parte administrativa e documental de uma ferrovia, assim como também coordenar a aplicação da equipagem aos trens. Em épocas anteriores, no ponto alto do transporte de passageiros no Brasil, ela também era utilizada como ponto de embarque e desembarque de passageiros.
Terminais:
O terminal ferroviário, apesar de ser definido como um tipo de pátio, ele se apresenta geralmente nos pontos finais ou retorno das ferrovias, no caso de ferrovia em carrossel. Ele pode ser utilizado como início e fim de uma rota, pois estes pontos geralmente são locais de carregamento e descarga.