A estrutura de um vagão é dividida em Superestrutura e Infraestrutura. A superestrutura é a própria caixa ou plataforma é responsável pelo acondicionamento da carga transportada. A infraestrutura é a estrutura
sobre a qual se assenta a caixa do vagão, é responsável por transmitir o peso das cargas aos truques e as forças de um veículo ao outro através do subsistema choque e tração.
Devido à complexidade envolvida em projetos ferroviários, nesse caso específico para vagões de carga, é comum de se encontrar em literaturas a divisão do “Sistema Vagão” em alguns subsistemas, são eles:
• Subsistema ESTRUTURA;
• Subsistema CHOQUE E TRAÇÃO;
• Subsistema FREIO;
• Subsistema TRUQUE.
SuperEstrutura:
Caixa ou superestrutura: é responsável pelo acondicionamento da carga transportada e transferir os esforços às demais partes do vagão. Deve ter sua construção adaptada para o tipo de carregamento/descarga a ser utilizado.
Truque Ferroviário:
Imagem disponível em: https://www2.ufjf.br/mecanica//files/2016/07/Fellipe-Castro-Trabalho-de-Conclus%c3%a3o-de-Curso-201171059.pdf
Aranha do Truque:
Aranha é o conjunto composto por travessa lateral e travessa central.
Disponível em https://kotengenharia.com.br/instrumentacao-truque-ferroviario/
Travessa Central:
Componente de alta resistência que interliga as travessas laterais, recebendo todo o peso do veículo e transmite toda a carga para os truques através do prato de pião.
Disponível em: https://kotengenharia.com.br/instrumentacao-truque-ferroviario/
Travessa Lateral:
Componente de grande resistência, destinado a transmitir a carga recebida da travessa central para os rodeiros através dos mancais e acomodam as molas da suspensão.
Molas de Suspensão:
Componentes instalados nas laterais dos truques sob a extremidade da travessa lateral, possuía função em absorver as vibrações ocasionadas pelas irregularidades das Via Permanente.
Cunhas de Fricção:
Dispositivos de amortecimento que absorvem alguns movimentos verticais indesejados na travessa central, são pressionados contra a superfícies de desgaste da travessa central e lateral.
Lados e direções de vagões:
Devido a possibilidade de circulação em ambos os sentidos e a existência de uma pseudossimetria, faz-se necessário a utilização de regras de endereçamentos corretos para que não haja o comprometimento da localização de componentes do vagão. Denomina-se de Cabeceira A e Cabeceira B as extremidades longitudinais do veículo. Em geral, é na cabeceira B que está localizado o freio manual do vagão. Nos casos onde este componente inexiste ou está posicionado no meio do veículo, a cabeceira B pode ser identificada pela direção de atuação do cilindro de freio. O lado oposto é identificado como cabeceira A. Traçando um eixo longitudinal no vagão, adotando o sentido B → A, defini-se os lados Direito e Esquerdo. Este endereçamento pode ser melhor exemplificado na na figura a seguir:
Imagem disponível em: https://www2.ufjf.br/mecanica//files/2016/07/Fellipe-Castro-Trabalho-de-Conclus%c3%a3o-de-Curso-201171059.pdf
Rodeiros:
Os rodeiros ferroviários são compostos por um eixo e duas rodas. Esta montagem é feita por um processo mecânico conhecido como “montagem com interferência”. Uma das influências deste processo neste caso específico é que tanto as rodas como o eixo se tornam um componente solidário: não há movimento relativo entre as peças. Por este motivo, a inscrição em curvas ficaria debilitada, uma vez que a roda interna percorreria uma distância menor que a externa, ocorrendo assim um deslizamento por parte da roda externa à curva. Para solucionar este problema, padronizou-se um perfil cônico das rodas ferroviárias. Com isso, numa inscrição em curvas, a diferença de raio atuante entre as rodas interna e externa compensariam a diferença entre o raio interno da curva e o externo:
Imagem disponível em: https://www2.ufjf.br/mecanica//files/2016/07/Fellipe-Castro-Trabalho-de-Conclus%c3%a3o-de-Curso-201171059.pdf
Rodeiro:
O rodeiro ferroviário é composto de duas rodas acopladas por um eixo e um par de rolamentos acoplados às extremidades do eixo, conforme ilustrado na figura abaixo. O rodeiro tem a função de suportar a carga vertical, devido ao peso próprio do veículo e da carga transportada.
Conjunto de Choque e Tração:
Conjunto de choque e tração: têm a função de amortecer os impactos e cargas do trem, impedindo que as altas cargas venham a causar danos na estrutura, principalmente nos estrados e mais especificamente nas longarinas centrais.