A OSCIP/ONG Movimento Nacional dos Amigos do Trem fundada oficialmente em 05 de junho de 2001, e qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Publico (OSCIP), nos termos da Lei 9.790/99, pelo Ministério da Justiça no processo n.º 08026.000236/2004-00, autuado em 09 de janeiro de 2004, e publicado no Diário Oficial da União no dia 21 de janeiro de 2004.
A entidade tem como objetivos: promover a cultura, o turismo, o desenvolvimento sustentável, defender o patrimônio histórico público das ferrovias nacionais além de incentivar a modernização do mesmo. A OSCIP/MNAT possui vários segmentos no Estado de Minas Gerias e no Brasil, em decorrência do apoio de inúmeras pessoas que incentivam e apoiam o transporte ferroviário de passageiros como mecanismo de desenvolvimento social e econômico do país, visto que este é amplamente utilizado na Europa, América do Norte e apresenta ampla expansão em países vizinhos.
A Instituição atualmente é responsável pelos projetos do Trem Restaurante em Santos Dumont – MG, do trecho turístico Trem Rio Minas, da Litorina de Miguel Pereira – MG, bem como possui várias outras propostas de expansão e recuperação de ativos em paralelo.
Há também as filiais no Sergipe, Espírito Santo e Pernambuco.