Rumo investe em obras de infraestrutura para aumentar a capacidade da operação ferroviária e solucionar conflitos urbanos nos municípios paulistas onde atua.

Projetos contribuem para desenvolvimento de empreiteiras e concessionária busca novos parceiros.

Com mais de 30 obras em execução em 17 municípios do interior paulista, a Rumo, maior concessionária de logística ferroviária do país, compartilha do desafio do setor relacionado à qualificação da mão de obra e disponibilidade de equipamentos e de construtores especializados para atender todas as demandas previstas no caderno de obras da Malha Paulista.

Os investimentos são decorrentes da renovação antecipada da concessão, cujo contrato original, que venceria em 2028, foi renovado por mais 30 anos mediante uma série de contrapartidas focadas em melhorias na infraestrutura ferroviária e na melhoria da mobilidade urbana.

Anúcio Patrocinado

Desde que o contrato foi assinado em 2020, a Rumo deu início a diferentes obras na malha ferroviária que integra o principal corredor de exportação do país em direção ao Porto de Santos (SP). Até o momento, aproximadamente 25% das obras previstas no caderno de obrigações já foram entregues com a participação direta de mais de 10 empreiteiras.

Além das obras em andamento na Malha Paulista, a Rumo também está à frente das obras de modernização e expansão da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS) – associação gerida pelas operadoras MRS Logística, VLI e a própria Rumo – visando ampliar a infraestrutura ferroviária do Porto de Santos.

De acordo com Rafael Langoni, diretor de Expansão da Rumo, o principal desafio que a concessionária encontra neste momento é a contratação de empreiteiras que demonstrem expertise, qualificação e capacidade de execução para os projetos do setor ferroviário. “É um projeto com investimentos robustos e que continuará em ritmo acelerado, pelo menos até 2030. Sem sombra de dúvidas, o setor ferroviário será uma das principais alavancas de crescimento da construção civil”, destaca.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil cresceu 3,5% no segundo trimestre de 2024 na comparação com o primeiro trimestre do ano. Na comparação com o mesmo período de 2023, o PIB do setor cresceu 4,4%. A alta é justificada pelo aumento do consumo de insumos típicos como areia, cimento e ferro.

Segundo Langoni, a tendência é que o mercado siga aquecido nos próximos anos. “Estamos presenciando um ciclo de grandes investimentos em infraestrutura, em virtude da renovação antecipada dos contratos de concessão e dos contratos assinados sob o regime de autorização”. Com as obras executadas pela Rumo, foi possível aumentar a capacidade da malha ferroviária de45 milhões de toneladas/ano em 2020 para os atuais 53 milhões de toneladas/ano. “A nossa expectativa é alcançar 75 milhões de toneladas/ano após a conclusão dos investimentos”, explica o diretor de Expansão.

Parcerias de longo prazo

Marcio Maia, gerente executivo de Suprimentos da Rumo, ressalta que a companhia está interessada em firmar parcerias de longo prazo, considerando o cenário promissor de investimentos em infraestrutura.

“Durante as obras, as empreiteiras contam com o apoio da Rumo para se desenvolver em termos de governança, gestão ambiental, saúde e segurança nas operações. Ao construir parcerias duradouras com os fornecedores, esperamos contribuir não só para o crescimento da Rumo, mas para o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia logística”, afirma.

Confira algumas obras realizadas no âmbito do caderno de obrigações da Malha Paulista e na FIPS:

ObraMunicípioEmpreiteira contratada
Passarela BoulevardSantosPraeng Engenharia
Viaduto rodoviárioHortolândiaConstrubase
Viaduto rodoviárioSumaréJofege
Passarela Santa
Passarela Mercado
SantosAtlas Engenharia
Pera ferroviária de OuterinhosSantosProtege
Passagem inferior de veículos e pedestres – Favela Marte 3D
Passarela – Colégio Ressureição
Passarela – Sesi
São José do Rio PretoConstroeste
Viaduto rodoviárioTaquaritingaQuimassa
Viário – Los Angeles
Passarela – Cruzeiro do Sul
Passarela – Corpo de Bombeiros
CatanduvaFranciscon

O acompanhamento dos investimentos obrigatórios pode ser consultado no link: https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ferrovias/fiscalizacao-e-infraestrutura/acompanhamento-dos-investimentos-obrigatorios

Seleção de empreiteiras para as obras da Malha Paulista

Para fazer parte do processo de cadastro e seleção para novas empreiteiras, a Rumo disponibiliza dois canais: o e-mail [email protected] ou pelo site https://www.rumolog.com/fornecedores/. O e-mail também pode ser utilizado para esclarecer as dúvidas sobre os procedimentos necessários.

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e oferece uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de Norte a Sul, administramos cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. São mais de 8 mil colaboradores em todo o Brasil, 9 terminais de transbordo ao longo da malha e 5 terminais portuários nos principais portos brasileiros. Em 2023, nos tornamos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o índice internacional Dow Jones de Sustentabilidade, além de compor pelo terceiro ano consecutivo a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.

Atendimento à Imprensa

E-mail: [email protected]

Mariana N. Marciano: + 55 (19) 9 8116-1988

Evely Leão: + 55 (11) 9 7774-5596

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.