As obras de arte especiais são obras que pertencem ao conjunto de itens da infraestrutura ferroviária que basicamente se define como Pontes, Viadutos e Túneis. Estas obras são realizadas de modo realizar a transposição da Via Permanente perante rodovias e desníveis do solo (declives íngremes), também se aplica a construção de pontes sempre quando um curso d’água não consegue ser desviado ou suprimido através do processo de drenagem.
Ponte Ferroviária rural sobre o Rio Aquidauana (https://timblindim.wordpress.com/2013/07/30/ponte-ferroviaria-rural-sobre-o-rio-aquidauana/)
Túnel:
São construções subterrâneas que tem como objetivo transpassar montanhas sem que seja dado uma volta por um caminho mais longo. Neste processo é realizado um furo da construção natural e é implantada no local a ferrovia.
Túnel do Pinheiro Preto, Município de Pinheiro Preto, SC (http://www.estacoesferroviarias.com.br/pr-tronco/tunel-pinheiro.htm)
Ponte:
Na ferrovia, estas construções são passagens ferroviárias superiores têm por objetivo transpassar fluxos aquáticos sem alterar suas rotas ou características.
Ponte Ferroviária (https://www.urbanarts.com.br/ponte-ferroviaria-97423/p)
Viadutos:
Viadutos são passagens ferroviárias superiores construídas acima de rodovias, se diferenciando desta forma das pontes.
Viaduto Ferroviário em Lavras (http://www.jornaldelavras.com.br/index.php?p=10&tc=4&c=3527&catn=2)
Por fim, quase não existe caminho onde a ferrovia não possa ser construída e por onde a composição ferroviária não possa transitar, onde se tem um buraco pode-se construir pontes ou realizar um aterro, onde há superelevação pode-se realizar cortes, curvas ou túneis, e onde há fluxo de água, pode-se realizar o processo de drenagem.