O novo túnel de conexão entre as estações Paulista (Linha 4-Amarela) e Consolação (Linha 2-Verde) do Metrô de São Paulo inicia a etapa de concretagem do poço de 31 metros de profundidade para a implantação do processo de emboque do túnel, que, após o término da obra, permitirá que 48 mil passageiros por hora utilizem a conexão de forma mais ágil e confortável.

O túnel chamado “ponte de safena” terá 90 metros de comprimento e diâmetro com variação entre 6,70 e 8 metros. Segundo Marco Botter, CEO da Telar Engenharia, empresa que lidera o consórcio responsável pela ligação, “a construção apresenta desafios técnicos significativos, pois o túnel passará sob as fundações de quatro prédios localizados na Avenida Paulista e na Rua da Consolação, além de atravessar abaixo dos trilhos da Linha 2-Verde do Metrô”, diz Botter.

Imagem ilustrativa do novo túnel. Crédito: Reprodução

Atualmente, a passagem tem capacidade para atender 30 mil pessoas por hora. Mesmo com esteiras de transporte para agilizar o trajeto, a travessia é feita em oito minutos e 20 segundos, em média. A estimativa é que o tempo do percurso caia pela metade, para quatro minutos e 40 segundos.

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Ao longo dos últimos meses, a Telar finalizou a construção do poço de acesso com 31,5 metros de profundidade com toda a sua estrutura definitiva em concreto armado. Os tratamentos geotécnicos das frentes Norte e Sul do túnel também estão avançados, restando apenas a complementação da instrumentação necessária, cuja instalação será finalizada ao longo de fevereiro. Esse processo é essencial para monitorar qualquer impacto no solo e nas estruturas ao redor durante a escavação. Com o objetivo de minimizar impactos e garantir a segurança das estruturas existentes, foram utilizados métodos avançados de engenharia, incluindo escavações sequenciais reforçadas com concreto projetado e outros elementos estruturais.

A obra tem previsão de finalização prevista para 2026 e representa um avanço significativo na mobilidade urbana de São Paulo, proporcionando uma experiência mais confortável e eficiente para os usuários do metrô.

Fim da Linha!
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Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

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