O que é ser um RailFanning ou Ferreofã?
Assim como os amantes de ônibus que são chamados de busólogos, os amantes de ferrovia, que podem ser trabalhadores ou não de alguma empresa do ramo, são conhecidos como “Ferreofã”.
Muito se engana quem pensa que ferreofã é só correr atrás de trem debaixo do sol quente e tirar fotos, esse hobby existe desde os tempos em que acesso a câmeras não era algo tão comum. O ato de ir até a beira da linha e ver a passagens das composições já apaixonava os primeiros ferreofã.
Continua após a imagem…
Foto de Lucas Mendes
Nos tempos de nossos avós, em todas as estações, existiam grupos de amigos que se uniam para se encontrar e jogar conversa fora, fato que é extremamente raro em dias atuais. Geralmente é algo que vem no sangue, algo que vem de família.
Os railfanner mais novos geralmente, pelo seu interesse, acabam ingressando na ferrovia e fazendo parte de seu corpo laboral. Este amor também abre espaço para um conhecimento sobre ferrovia anterior a alguma contratação, todo amante da ferrovia sabe o modelo da locomotiva A ou B, nome de alguma peça específica ou trechos de uma malha ferroviária próxima.
Continua após a imagem…
Foto de Lucas Mendes
Outra grande função que é produzida a partir desse evento é a própria divulgação da ferrovia e a consciência sobre as regras de segurança e cuidados em relação à ferrovia em áreas urbanas ou rurais com movimentação de pessoas e animais.
Este mês infelizmente, há um ano atrás perdemos um grande amigo no nosso time de amantes da ferrovia, que foi o Alex Rossi, porém em nossa memória ficará seu nome e sua obra, e tocaremos em frente visualizando o trabalho de pessoas como Leo Ventura (FERROVIA MINHA PAIXÃO), Daniel (Sangue Ferroviário), Denis (Paparazzi Ferroviário, André Gehringer, Lucas Mendes, Italo Anjos, entre outros.
Não se pode também esquecer do Diones Caçador de Trem.
Escrito por Geziel Caetano;
Revisado por Lucas Evaristo.
Curso de Operação Ferroviária: