O que é Picking?

Depois de criar a loja, as primeiras vendas começam a surgir. Inicialmente, a quantidade de vendas é baixa, por isso separar os pedidos de forma manual ainda não é um problema. Entretanto, depois que as vendas aumentam, este processo toma proporções maiores e torna-se cada vez mais complexo. Para se adaptar a esta fase, você deve entender o que é Picking.

Picking ou Order Picking, é a atividade responsável pela separação ou preparação de pedidos. Este termo é muito utilizado para definir o processo logístico de localização e coleta de produtos dentro do estoque depois que a venda foi realizada. Seu conceito se resume basicamente a quatro etapas: localização do produto, coleta, movimentação e documentação do processo.

Uma boa estratégia de Picking está diretamente ligada ao tempo de movimentação. Os operadores (funcionários envolvidos) gastam a maior parte do seu tempo na movimentação para a coleta e colocação de produtos. Existem alguns facilitadores como leitores óticos e código de barras, que reduzem o tempo de procura e documentação, tornando o processo mais rápido.

Anúcio Patrocinado

Além dos operadores, o número de produtos em cada pedido e as janelas de tempo em que cada coleta será feita, também são elementos que definem uma estratégia de Picking. Estes elementos podem ser administrados de quatro formas diferentes, confira.

Picking discreto

Neste tipo de procedimento, cada operador fica responsável por um pedido por vez e os produtos são coletados um de cada vez. O Picking discreto reduz as chances de erros, pois existe apenas um documento para cada ordem de separação de pedido. Entretanto, é menos produtivo comparado a outros procedimentos, afinal exige mais etapas e deslocamentos.  

Picking por zona

Diferente do Picking discreto, este procedimento divide os operadores por áreas denominadas zonas. Assim que um novo pedido chega, o responsável por cada zona deposita os itens de sua responsabilidade em um local/zona predeterminado até que o pedido fique completo.

Neste modelo, o tempo de deslocamento dos operadores é reduzido, porém é necessário ter uma boa organização para não sobrecarregar determinadas zonas ou causar erros no pedido.

Picking por lote

Neste modelo o operador espera até que seja acumulado um certo volume de pedidos, para então começar a coleta dos produtos. Quando recolher o item x, precisa retirar a quantidade necessária para suprir todos os pedidos que contenham este item e em seguida realizar a distribuição.

Se a diversidade de itens no estoque for baixa, este procedimento aumentará a produtividade do operador. Entretanto, a possibilidade de erros pode aumentar.

Picking por onda 

O Picking por onda é muito parecido com o discreto, onde o operador realiza a coleta de um pedido e um produto por vez. A diferença entre eles é que no Picking por onda este recolhimento é feito em certos períodos do turno, garantindo maior eficiência operacional.

Bucket Brigades

O Bucket brigades é outra estratégia de Picking. Seu objetivo é tornar o processo auto-balanceável, compensando diferenças de produtividade entre os operadores. Nesse procedimento os operadores trabalham em sincronia, de modo que haja uma sucessão de tarefas. Uma grande vantagem deste modelo é o fato de que exige menos planejamento e administração.

Como usar o Picking em minha loja virtual?

Você deve analisar qual destes procedimentos é melhor para seu tipo de negócio. Além disso, você precisa criar processos, documentos e segui-los. A conferência dos itens e a colocação dos produtos no estoque é fundamental para manter a organização.

O estoque precisa ser funcional, os produtos com mais saída devem estar mais acessíveis aos operadores, isto influenciará diretamente nas vendas.

Além disso, é necessário realizar avaliações com frequência, verifique o que pode ser melhorado e o que gera menos esforço. Utilize algum sistema de ERP para te auxiliar nesta etapa.

Além de uma boa experiência de compra, o cliente quer receber seus produtos no prazo e conforme seu pedido, ou seja, sem erros. Por isso a logística é tão importante em um e-commerce. Use as técnicas de Picking para melhorar os processos em sua loja virtual e ofereça a melhor experiência para o consumidor, estas medidas irão refletir diretamente em seu faturamento.

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.