A Norfolk Southern Railway é uma das maiores empresas ferroviárias dos Estados Unidos da América operando 58 mil quilômetros de linhas em 22 estados da região leste e central daquele país, sendo diretamente responsável pela manutenção de 46 mil.
A Norfolk Southern Railway é subsidiária da Norfolk Southern Corporation, cuja sede está localizada na cidade de Norfolk, no Estado da Virginia, tendo sido formada em 23 de julho de 1980, com ações na Bolsa de Valores de New York. Em primeiro de outubro de 2014, seu capital total era de US$ 34,5 bilhões.
Surgiu da fusão das companhias Norfolk and Western Railway e Southern Railway. Em 1999, adquiriu uma boa parte da Conrail (Consolidated Rail Corporation). A NS também acessa o Canadá via Toronto e Montreal. A carga mais comum em suas linhas é o carvão mineral, extraído de minas em Indiana, Kentucky, Pennsilvanya, Tennessee, Viginia e Virginia Ocidental, sendo a empresa que mais movimenta esse tipo de produto, tanto no mercado interno, quanto para exportação. Atualmente, é a maior transportadora de peças para veículos, bem como de veículos completos. A empresa também possui grande rede de transporte intermodal, no leste dos EUA.
A NS iniciou no começo da década de 1980, com a criação da “Norfolk Southern Corporation”, uma holding para a Southern Railway e Norfolk and Western, fundadas em 1894 e 1881, respectivamente. A nova empresa recebeu o nome de Norfolk Southern Railway, em referência a uma antiga linha comprada pela Southern, em 1974, que atendia basicamente North Carolina e o sudeste da Virginia.
Sua sede foi estabelecida na cidade de Norfolk. Na época de sua inauguração, houve um mal-estar durante o desvendamento de uma peça de mármore na entrada da empresa, onde se lia “Norfork Southern Railway”. Algum tempo depois, a peça foi substituída.
A NS concorre diretamente com a CSX Transportation no leste americano, a qual foi formada depois da aprovação do Interstate Commerce Commission, em 1980, após fusão da Chessie System com a Seabord System
As ferrovias predecessoras da NS datam de meados da década de 1820, como a antecessora da Southern Railway, que se chamava South Carolina Canal & Rail Road, iniciando sua operações em 1827, tornando-se a primeira a oferecer serviços de trens de passageiros, em 1830, com o trem “Best Friend of Charleston”.
Outra antiga predecessora, a Richmond & Danville Railroad,(R&D) formada em 1847, expandiu-se bastante sob a presidência de Algernon S. Buford, após a Guerra Civil Americana, mas o pós guerra seria difícil para a R&D, assim, em 1894, tornou-se a porção maior da Southern Railway. O financista J.P. Morgan escolheu Samuel Spencer como presidente da, então, nova empresa.
Lucrativa e avançada, a Southern foi a primeira das grandes ferrovias americanas, a fazer a transição da tração a vapor para a Diesel.
A City Point Railroad, uma ferrovia de 14 km, estabeleceu-se em 1838 na Virginia, ao sul da cidade de Richmond, (especificamente City Point, próxima a parte navegável do James River e atualmente, parte da cidade de Hopewell) e seguia em direção a Petersburg.
Esta foi comprada pela South Side Railroad em 1854. Após a Guerra Civil Americana, esta se tornou parte da Atlantic, Mississippi & Ohio Railroad (AM&O), uma linha que passava pelo sul da Virginia, também formada por fusão de outras empresas. A AM&O era a parte mais antiga da Norfolk and Western, quando esta se formou, em 1881.
Os novos proprietários investiram nas minas de carvão da Virginia e West Virginia, produto que norteou e enriqueceu a empresa. Na segunda metade do século XX, a NW adquiriu a Virginian Railway, em 1959, Wabash Railway, em 1960 e a Nickel Plate Road, em 1964, dentre outras. Em 1990, a Southern Railway e a Norfolk and Western, formaram a Norfolk Southern Railway, após a fusão das duas.
A NS cresceu com a aquisição de mais da metade da Conrail. Em 1996, a CSX comprou o restante e ambas, com autorização da Surface Transportation Board, em 1997, se juntaram para operar nas linhas da Conrail, que pertenceram a Pennsilvanya Railroad, em torno de 18.000 km
De acordo com o relatório anual de 2015, a NS tinha mais de 30.400 empregados, 4353 locomotivas e 76.641 vagões. Além disso, o transporte de carvão respondia por cerca de 17% do total de receita da empresa; produtos automotivos, químicos, agrícolas, metálicos, papéis e outros, por 62%, e o restante, containeres. Em 2016, a NS e a Canadian Pacific estudavam a fusão de ambas, mas nada ficou resolvido.
Divisões Regionais:
- Lake
- Dearborn
- Illinois
- Alabama
- Georgia
- Piedmont
- Pittsburgh
- Harrisburg
- Central
- Pocahontas
Meio Ambiente:
A 6 de janeiro de 2005, o descarrilhamento de um trem da NS, resultou no vazamento de grande quantidade de cloro e óleo Diesel, atingindo pequenos riachos, em Graniteville, South Carolina. Além disso, uma nuvem tóxica de vapores atingiu a cidade, forçando sua evacuação. Uma corte da justiça americana condenou a empresa pela violação do Clean Water Act, obrigando-a a arcar com as reparações ao meio ambiente.
No começo de 2008, Jimmy Johnston, gerente de um programa estatal para qualidade do ar, na Georgia, elogiou a iniciativa da NS sobre a modernização de suas locomotivas, com a finalidade de redução do impacto ambiental, causada pela emissão de poluentes.
3.800 de suas locomotivas receberam equipamentos que garantem 70% a mais, de eficiência, quando comparadas. Essa nova tecnologia permite a queima de forma mais eficiente do combustível durante a viagem, tornando as locomotivas mais econômicas e menos poluidoras.
A empresa também apresentou uma locomotiva experimental, nº 999, movida a bateria, para manobras de formação de trens. Esse protótipo foi desenvolvido pela NS juntamente com o United States Department of Energy, o Federal Railroad Administration e a Pennsylvania State University.
Reconhecimento:
Em 2012, a Norfolk Southern Railway conseguiu o primeiro lugar no E.H. Harriman Award, no Grupo A (ferrovias que utilizaram mais de 15 milhões de horas-homem trabalhados) em um ano. Esse prêmio, que reconhecia as ferrovias que tiveram as menores taxas de acidentes para 200 mil horas-homem trabalhados, foi descontinuado em 2012. Em 2011, o presidente da NS, Wick Moorman, foi nomeado “ferroviário do ano”, pela revista Railway Age.