Prezados Leitores,

uma nova oportunidade de inovação aberta foi lançada buscando soluções para desafios logística! 🚀

A oportunidade é o Open MRS, programa de inovação aberta realizado pela MRS Logística em parceria com a Neo Ventures, visando construir um canal direto com as iniciativas de inovação das startups, para promover soluções eficazes para as principais áreas da companhia, tendo como foco os desafios de operação e manutenção.

Os quatro desafios propostos são os seguintes:

Anúcio Patrocinado

Desafio 1 – Como garantir informações atualizadas de rastreamento dos veículos ferroviários MRS (Operação)

Precisamos conhecer as informações dos veículos ferroviários para otimização da nossa operação. Hoje temos pouca automação, com alguns processos manuais, gerando demora e baixa confiabilidade de informações. Precisamos de soluções flexíveis e que nos deem informações suficientes, em uma frequência adequada de atualização para tomada de decisão e informação dos nossos clientes.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Desafio1-1024x640.jpg

Desafio 2 – Como eliminar resto de carga concentrada nos vagões (Operação)

Em operações de descarregamento de vagões com minério de ferro, há possibilidade de sobrar carga concentrada em pontos do vagão devido a diversos fatores. Essa carga concentrada, além de perdas operacionais, gera riscos de acidentes. Quando identificada a carga desbalanceada precisamos de muito tempo para solucionar o problema. Assim, buscamos soluções para nos ajudar a eliminar ou reduzir o resto de carga de minério em vagões.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Desafio-2-1024x640.jpg

Desafio 3 – Como realizar manutenção em túnel com restrição de acesso (Manutenção)

Em um ponto específico da malha, não é permitido o tráfego de pessoas, nem a pé, nem em veículos.  Em alguns trechos, há túneis com estruturas que necessitam de manutenção. No entanto, por estarem em regiões com acesso restrito, há dificuldades de realizá-las. Precisamos continuar dando manutenção na linha férrea nesses túneis, entre outras necessidades de manutenção nestes locais. Buscamos ideias para que possamos realizar este importante serviço de forma automatizada, sem a necessidade da presença de pessoas no local.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Desafio-3.1-1024x640.jpg

Desafio 4 – Como viabilizar a manutenção da via em região com restrição de circulação de pessoas (Manutenção)

Neste mesmo trecho em que a circulação de pessoas é proibida, precisamos realizar o serviço de manutenção da linha férrea. Nessas regiões, nos locomovemos por meio de helicópteros. Só conseguimos transportar duas pessoas e não conseguimos fazer todas as manutenções necessárias. Buscamos soluções que nos ajudem a realizar esses procedimentos.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Desafio-3-1024x640.jpg

Para ter acesso ao regulamento Click Aqui.

Acesse o https://rebrand.ly/oopenMRS e conheça mais sobre o programa e os desafios!

Não percam essa chance, as inscrições são até 30/05/2021!

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.