As locomotivas podem se dividir de diversas formas em um trem de carga durante a operação, cada uma oferece um ônus e um bônus por aplicação, diante disso, é necessário se atentar às necessidades e aos custos em geral envolvidos.
Tração Simples:
Apenas uma locomotiva traciona os vagões. Essa combinação é ideal para o transporte de uma quantidade pequena de vagões, em trechos curtos, como por exemplo nas manobras. Oferece a vantagem do pouco custo com combustíveis e um menor desgaste dos materiais, e como desvantagem se observa apenas uma locomotiva em tração oferece uma baixa potência para o trem.
Imagem: Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)
Tração Conjunta ou Concentrada:
Duas ou mais locomotivas tracionam o trem em sua “cabeça”. A combinação de tração concentrada oferece uma vantagem adicional sobre a tração simples, que é uma maior potência de tração, podendo ser a segunda locomotiva comandada por cabo jumper. A desvantagem identificada nesse modelo é o auto esforço causado nos engates dos primeiros veículos, podendo esses serem rompidos com um excesso de carga.
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Auxílio de Cauda ou “Helper”:
Esta modalidade é uma das mais praticadas em locais de grande aclive, pois auxilia o trem a subir o trecho em sua cauda. Tem como desvantagem principal a utilização de mais um operador ferroviário na tração do trem da cauda e um grande risco operacional ao acoplar e desacoplar a última locomotiva.
Tração Distribuída:
A mais vantajosa das modalidades de tração para cargas pesadas é a tração distribuída, pois esta apresenta inúmeras vantagens em sua montagem.
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Locotrol:
Tração Distribuída é uma das modalidades de distribuição de locomotivas (Potência) ao longo do Trem (composição ferroviária).
Locotrol é um sistema da empresa General Electric, vulgo “GE”, que permite o controle remoto de locomotivas sem operador ferroviário embarcado (maquinista). De uma locomotiva Líder o operador ferroviário tem a possibilidade de acelerar e frear locomotivas sem maquinista.