MINISTRO PERUANO ACUSA BRASIL DE ATRAPALHAR PROJETO FERROVIÁRIO BIOCEÂNICO:

O ministro peruano Edmer Trujillo, responsável pelo ministério de transporte e comunicações do Peru, acusa Brasil de não mostrar interesse na continuidade do projeto de construção. Este projeto, a ferrovia bioceânica faz parte Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). Segundo o ministro, sem a participação do Brasil o projeto se torna inviável.

O ministro também afirmou que o governo brasileira está mais interessado em estreitar relações com o governo chileno de Sebastián Piñera do que com a Bolívia e o Peru.

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Edmer Trujillo / Foto: Divulgação

Em junho de 2019, os presidentes do Peru e da Bolívia comprometeram-se a preparar um estudo de viabilidade para construir uma ferrovia partindo do Brasil, em um corredor que ligaria a costa do Pacífico à costa do Atlântico e, dessa forma, impulsionaria o comércio com o mundo. A ideia vem desde os anos 1950, quando era chamada de “Ferrovia Transulamericana”, e foi retomada em 2015, com forte incentivo chinês. Na época, o custo foi estimado em US$ 60 bilhões.

Ferrovia Bioceânica passando pelo Peru / Imagem: Governo Federal

O Corredor Bioceânico e a Ferrovia Bioceânica são projetos da Iniciativa para a IIRSA, que visam interligar os litorais do Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico no Cone Sul da América do Sul.

O corredor, é um projeto que construiria aproximadamente 4 (quatro) mil km de rodovias que atravessariam o continente sul-americano no sentido leste-oeste, a partir do Porto de Santos, cortando a Bolívia e chegando aos portos chilenos de Arica e Iquique. Assim os bolivianos poderiam dispor de maior facilidade de transporte e acesso para o mar.

Rota Bioceânica entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, traçado da rodovia decidido em 2017 / Imagem: Divulgação – Proj

O governo chileno havia dito que o plano poderia custar cerca de US$ 7,5 bilhões de dólares, relativos ao trecho localizado em território peruano e que o financiamento poderia vir dos chineses, que é o principal destino das exportações do continente.

Já a Ferrovia Bioceânica tem como antecedentes e alternativas, estudos de 1938 sobre a Estrada de Ferro Brasil-Bolívia partindo do Porto de Santos, e segue pela Linha Tronco (Estrada de Ferro Noroeste do Brasil), que passa por Corumbá, no Mato Grosso do Sul e segue por Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Escrito por Lucas Evaristo em 25/01/2020.

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Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

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