Material Rodante:
Material rodante é todo veículo que trafega sobre os trilhos de uma ferrovia, em outras palavras, circula sobre trilhos paralelos. É importante citar que dentre estes veículos estão inclusos veículos de manutenção, vagões, carros (vagões de passageiro), locomotivas e automotriz (ou automotora).
Veículo de Tração:
Todo veículo que possui uma fonte tratora própria (interna) e é capaz de movimentar a si mesmo pela via e/ou tracionar outros veículos. Ex: Locomotivas.
Locomotiva da Vale (Imagem: Brunov – Brasil Ferroviário)
Veículo Rebocado:
Todo veículo que tem a necessidade de ser rebocado pela via por não possuir um motor (fonte tratora) disponível para a atuação. Ex: Vagão.
Vagão Ferroviário (Imagem: Flaysson Amorin – Brasil Ferroviário)
Aplicação de Manutenção Corretiva de Material Rodante:
Diferentemente da manutenção preventiva que é planejada, a manutenção corretiva normalmente não é, e isso faz com que as ocorrências geralmente causem alguns transtornos para a operação do sistema. Esse tipo de intervenção se dá a partir de uma falha no sistema do trem, onde o mesmo pode ser recolhido ao pátio de manutenção ou, em alguns casos, a equipe responsável se desloca ao local onde a falha ocorreu afim de restabelecer o funcionamento do trem. Após a execução da atividade, todo o descritivo da atuação da equipe envolvida é registrado na ordem se serviço, bem como a retirada de materiais e equipamentos do estoque para a conclusão da atividade.
Aplicação de Manutenção Preventiva de Material Rodante:
As manutenções preventivas são aplicadas com base na quilometragem rodada ou período. Essas referências podem ser encontradas no manual de manutenção de cada série de trem. Com base nas informações de quilometragem e tempo, é realizado um controle diário de Km afim de auxiliar a equipe de planejamento para que possam realizar a programação de entrada em manutenção preventiva dos trens sem que ultrapassem a quilometragem pré-definida. Ao adquirir novos trens, a empresa realiza os processos e procedimentos de manutenção preventiva de acordo com o especificado no manual de manutenção daquele trem, porém não existe uma obrigatoriedade que impeça a mudança de alguns procedimentos, bem como a alteração dos períodos indicados no manual. Vale lembrar que ao realizar essas modificações, a empresa assumi total responsabilidade por eventuais danos que possam vir a ocorrer, por isso, antes de qualquer modificação há sempre um estudo minucioso do corpo de engenharia junto com a área de manutenção, planejamento e gestão de manutenção para verificar a viabilidade da proposta. Após a execução da manutenção preventiva, o roteiro de manutenção preenchido é digitalizado e anexado na ordem de serviço onde fica registrado para eventuais consultas, além disso no sistema também fica registrado todos os materiais e equipamentos retirados do estoque para a conclusão da atividade. Juntamente a esse procedimento, normalmente o roteiro de manutenção impresso e devidamente preenchido também é arquivado em pastas para eventuais consultas. Em alguns casos podem haver somente os roteiros impressos como forma de consulta não havendo nenhum tipo de arquivo digital, porém o que não pode ocorrer é a falta dessa documentação.