Material Rodante:

Material rodante é todo veículo que trafega sobre os trilhos de uma ferrovia, em outras palavras, circula sobre trilhos paralelos. É importante citar que dentre estes veículos estão inclusos veículos de manutenção, vagões, carros (vagões de passageiro), locomotivas e automotriz (ou automotora).

Veículo de Tração:

Todo veículo que possui uma fonte tratora própria (interna) e é capaz de movimentar a si mesmo pela via e/ou tracionar outros veículos. Ex: Locomotivas.

Locomotiva da Vale (Imagem: Brunov – Brasil Ferroviário)

Veículo Rebocado:

Todo veículo que tem a necessidade de ser rebocado pela via por não possuir um motor (fonte tratora) disponível para a atuação. Ex: Vagão.

Anúcio Patrocinado

Vagão Ferroviário (Imagem: Flaysson Amorin – Brasil Ferroviário)

Aplicação de Manutenção Corretiva de Material Rodante:

Diferentemente da manutenção preventiva que é planejada, a manutenção corretiva normalmente não é, e isso faz com que as ocorrências geralmente causem alguns transtornos para a operação do sistema. Esse tipo de intervenção se dá a partir de uma falha no sistema do trem, onde o mesmo pode ser recolhido ao pátio de manutenção ou, em alguns casos, a equipe responsável se desloca ao local onde a falha ocorreu afim de restabelecer o funcionamento do trem. Após a execução da atividade, todo o descritivo da atuação da equipe envolvida é registrado na ordem se serviço, bem como a retirada de materiais e equipamentos do estoque para a conclusão da atividade.

Aplicação de Manutenção Preventiva de Material Rodante:

As manutenções preventivas são aplicadas com base na quilometragem rodada ou período. Essas referências podem ser encontradas no manual de manutenção de cada série de trem. Com base nas informações de quilometragem e tempo, é realizado um controle diário de Km afim de auxiliar a equipe de planejamento para que possam realizar a programação de entrada em manutenção preventiva dos trens sem que ultrapassem a quilometragem pré-definida. Ao adquirir novos trens, a empresa realiza os processos e procedimentos de manutenção preventiva de acordo com o especificado no manual de manutenção daquele trem, porém não existe uma obrigatoriedade que impeça a mudança de alguns procedimentos, bem como a alteração dos períodos indicados no manual. Vale lembrar que ao realizar essas modificações, a empresa assumi total responsabilidade por eventuais danos que possam vir a ocorrer, por isso, antes de qualquer modificação há sempre um estudo minucioso do corpo de engenharia junto com a área de manutenção, planejamento e gestão de manutenção para verificar a viabilidade da proposta. Após a execução da manutenção preventiva, o roteiro de manutenção preenchido é digitalizado e anexado na ordem de serviço onde fica registrado para eventuais consultas, além disso no sistema também fica registrado todos os materiais e equipamentos retirados do estoque para a conclusão da atividade. Juntamente a esse procedimento, normalmente o roteiro de manutenção impresso e devidamente preenchido também é arquivado em pastas para eventuais consultas. Em alguns casos podem haver somente os roteiros impressos como forma de consulta não havendo nenhum tipo de arquivo digital, porém o que não pode ocorrer é a falta dessa documentação.

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.