As máquinas de manutenção de via, no que se refere a superestrutura, substituíram os seres humanos e em algumas características reduzem a exposição dos operadores a acidentes e incidentes. Os veículos são os seguintes:

Esmerilhadora de Trilhos:

Como seu nome propõe, esta máquina trabalha por meio de esmerilhamento de trilhos, eliminando os defeitos na superfície do boleto, mantendo o contato roda trilho dentro dos padrões estabelecidos pela engenharia da ferrovia. Essa máquina e fundamental na redução desgaste de rodeiros, trilhos, ruido e melhorando e eficiência energética da ferrovia.

Esmerilhadora de Trilho (http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2014/11/divinopolis-recebe-maquina-que-amplia-vida-util-das-linhas-ferreas.html)

“Socadora”:

Esta máquina tem por objetivo nivelar e alinhar a grade da via permanente através da correção de defeitos de geometria. A socadora é um equipamento fundamental para manter a velocidade da via sem restrições, o que contribui com eficiência energética da ferrovia.

Anúcio Patrocinado

Socadora (https://www.plasser.com.br/pt/maquinas-sistemas/socadora-dinamica-expressa-09-4x-e3.html)

Desguarnecedora:

A Desguarnecedora de lastro e uma máquina que retira o lastro contaminado e seleciona através de uma peneira, eliminando aqueles com desgaste acentuado e retornando a grade de ferrovia o lastro dentro dos padrões definidos e normatizados. A desguarnecedora realiza esta atividade de forma dinâmica em “movimento”, reduzindo consideravelmente tempo de interdição da via férrea.

Desguarnecedora (http://jrfranca.blogspot.com/2013/06/desguarnecedora-2-parte.html)

Reguladora de Lastro:

Dentre suas funções, ela regulariza o lastro e manter o formato geométrico da via (trapezoidal), bem como prepara a via para o recebimento da socaria do lastro, tanto para a manutenção, quanto para a construção da via.

Ultrassom:

Este veículo, além de ferroviário pode ser um automóvel ou um caminhão, tem uma função extremamente importante para a prevenção de fraturas de trilhos que podem provocar acidentes ferroviários. Ele realiza a inspeção de forma dinâmica por meio de Ultrasson, a ferramenta identifica trincas por operação e possíveis falhas de fabricação e soldagem.

Carro de Controle:

O carro de controle realiza as verificações dos parâmetros de geometria da via. Sua função é de extrema importante e normatizada, pois gera relatórios para as equipes da manutenção de via permanente, isto permite que sejam programadas com antecedência as manutenções. A máquina compara os níveis da via com os padrões exigidos para uma operação segura. Alguns equipamentos mais modernos podem também identificar falhas em dormentes e fixações através de análise por imagem.

Carro de Controle Track Star (http://infraestruturaurbana17.pini.com.br/solucoes-tecnicas/29/artigo292644-2.aspx)

Reperfiladora de Trilhos:

Esta máquina realiza o trabalho que a esmerilhadora de trilho não atinge, e também como a esmerilhadora, elimina os defeitos superficiais e devolve a via em bom estado para a operação.

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.