Um dos coeficientes limitadores do tráfego de trens no decorrer de um trecho de uma linha férrea é a separação de trens ou Headway, que em outras palavras é o espaço de tempo entre um trem e outro.
O foco de toda operação ferroviária é reduzir cada vez mais o Headway, para que se aumente o fluxo de trens no decorrer das vias de transporte, aumentando logicamente o volume de carga transportado. O Headway é limitado principalmente pelos tipos de licenciamento da tráfego em uma via.
Atualmente há um sistema de licenciamento que permite uma maior proximidade com segurança entre trens, que é o CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação). Este sistema é baseado em blocos móveis, baseado na localização Via Satélite. No entanto, o processo mais utilização é a liberação por blocos fixos de ocupação, que geralmente estabelece a distância de 1,5 Km ou 3 Km por bloco.
A liberação de tráfego por blocos permite apenas um trem por bloco, limitando desta forma o headway em um trem por vez nesta escala espacial.
Outro fator limitador do headway são as condições de tráfego na via permanente, que podem estar ocupadas por equipe de manutenção de via. Como o trecho estará ocupado, o headway é aumentado, voltando a normalidade assim que o trecho é liberado pela equipe de via e pelo controlador de trafego, permitindo a ocupação de outro veículo.
Imagem: Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)