Um dos coeficientes limitadores do tráfego de trens no decorrer de um trecho de uma linha férrea é a separação de trens ou Headway, que em outras palavras é o espaço de tempo entre um trem e outro.

O foco de toda operação ferroviária é reduzir cada vez mais o Headway, para que se aumente o fluxo de trens no decorrer das vias de transporte, aumentando logicamente o volume de carga transportado. O Headway é limitado principalmente pelos tipos de licenciamento da tráfego em uma via.

Atualmente há um sistema de licenciamento que permite uma maior proximidade com segurança entre trens, que é o CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação). Este sistema é baseado em blocos móveis, baseado na localização Via Satélite. No entanto, o processo mais utilização é a liberação por blocos fixos de ocupação, que geralmente estabelece a distância de 1,5 Km ou 3 Km por bloco.

A liberação de tráfego por blocos permite apenas um trem por bloco, limitando desta forma o headway em um trem por vez nesta escala espacial.

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Outro fator limitador do headway são as condições de tráfego na via permanente, que podem estar ocupadas por equipe de manutenção de via. Como o trecho estará ocupado, o headway é aumentado, voltando a normalidade assim que o trecho é liberado pela equipe de via e pelo controlador de trafego, permitindo a ocupação de outro veículo.

Imagem: Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)

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Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

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