O governo acaba de divulgar um novo plano de investimento voltado para o setor de transportes. Esse plano prevê um aporte significativo de recursos em infraestrutura de transporte em todo o país. A iniciativa visa melhorar a qualidade das estradas, rodovias, ferrovias e hidrovias, além de incentivar o uso de meios de transporte mais sustentáveis. A expectativa é que essas medidas contribuam para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Ministro Renan Filho diz que apresentação deve ser feita até maio; parte das obras serão escolhidas por governadores.

O ministro participou de reunião na CVT (Comissão de Viação e Transportes) da Câmara dos Deputados nesta 4ª feira (12.abr.2023).

Além disso, Renan Filho pediu que o Congresso aprove o novo marco fiscal proposto pelo ministro da Economia, Fernando Haddad. Segundo o ministro dos Transportes, a aprovação desse projeto pode evitar uma queda temporária nos investimentos em transportes do país.

Anúcio Patrocinado

Com a aprovação do novo marco fiscal e a reforma tributária, a expectativa do ministro é que o país passe a ter uma capacidade de investimento de R$ 80 bilhões a R$ 100 bilhões para os próximos 4 anos.

“É fundamental a aprovação do arcabouço fiscal para manter a sustentação de investimentos. Se nós dermos um voo de galinha propiciado pela PEC da transição e se no próximo ano voltarmos ao nível de investimento que estávamos fazendo anteriormente, sinceramente, vamos ter que fazer mágica. O Brasil precisa de uma capacidade mínima de investimento”, disse o ministro aos deputados.

Segundo Renan Filho, o modelo econômico imposto pelo teto de gastos aprovado em 2016 “aniquilou” os investimentos públicos e que esse modelo precisa ser revisto para resgatar a capacidade de investimento do país.

O ministro mencionou o orçamento do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) como um exemplo. Em 2022, a autarquia destinou R$ 6,6 bilhões para investimentos. Com a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que ultrapassa o limite de gastos, esse valor aumentou para R$ 22 bilhões em 2023. No entanto, se a nova regra fiscal não for aprovada, os investimentos em 2024 serão reduzidos em mais de 50% em relação a 2023.

O ministro também informou que o trecho da ferrovia Norte-Sul em Goiás será concluído até o final do primeiro semestre. Após sua conclusão, a ferrovia irá conectar o porto de Itaqui (MA) ao porto de Santos (SP).

Imagem de Capa: Marcio Ferreira

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.