Numa definição direta do conceito, geometria de Via é a posição que cada trilho ocupa no espaço.
A geometria da via tem a função de garantir a segurança no rolamento e na inscrição dos veículos ferroviários nas velocidades projetadas, bem como reduzir o consumo de combustível, desgaste do material rodante e da superestrutura da Via Permanente (VP).
São componentes da geometria de via:
- Tangentes ou Retas;
- Curvas;
- Rampas;
- Bitola.
A análise e correção da geometria de via tem por objetivo identificar e eliminar alguns defeitos de via causados naturalmente ou por esforços ocasionados pelo tráfego do material rodante (MR). Dentre os esforços, se destacam os seguintes:
Vertical:
Estes esforços são realizados sobre o plano normal de posicionamento dos trilhos, como se fosse “de cima pra baixo”.
Carga Estática: proporcionada pelo peso dos veículos ferroviários parados sobre a via;
- Centrífuga Vertical: Aumento ou redução na carga do veículo que causa uma alternância de intensidade do choque entre roda e trilho;
- Galope: esforço alternado entre eixos causado por uma irregularidade na VP.
- Trepidação: Causado por problemas na VP e nas molas dos truques do MR.
- Defeitos no MR: Qualquer defeito que venha a causar um maior impacto entre roda e trilho.
Longitudinal:
São esforços direcionais aos trilhos, ou em paralelo aos mesmos. Exemplos a seguir:
- Térmico: Dilatação e retração dos trilhos e aparelhos de fixação causados por aumento de temperatura oriundo da passagem do material rodante ou solar.
- Galope (salto) das Rodas no topo do trilho.
- O esforço trator dos veículos.
- Contato natural dos frisos com o boleto durante o processo de passagem do MR.
Transversal:
- Esforço no trilho externo durante curvas;
- Vento;
- Choque das rodas com os trilhos ocasionando abertura de bitola (LACET);
Manutenção da Geometria Ideal:
- Para realizar a manutenção da geometria da VP, primeiramente, deve-se analisar os parâmetros acima ressaltados, e realizando a inspeção manual ou através dos carros de controle, que você verá mais a frente no material.
A Manutenção da geometria de via considera os seguintes parâmetros:
- Alinhamento;
- Nivelamento;
- Empeno (torção da linha);
- Dimensão da Bitola.
Superelevação:
É o aumento da altura do trilho externo durante curvas, facilitando a curva e reduzindo os desgastes das rodas e dos trilhos externos.
Superelevação (DNER 1999)
Superlargura:
É a leve abertura da bitola (em até 2 cm) em curvas mais rígidas, proporcionando um maior tombamento dos veículos e consequentemente uma curva mais suave e com menos desgaste.
OBS: Tangente é sinônimo de reta.
Superelargura (http://www.topografiageral.com/Curso/capitulo%2013.php):