Ferroviando Destaca: Segregar Vias ou Construir o Ferroanel? (CPTM e MRS)

Atualmente a MRS compartilha com a CPTM as linhas 7 (Rubi), 10 (Turquesa) e 12 (Safira), e a necessidade é criar vias independentes com objetivo de aumentar o fluxo de carga, tanto para a MRS com carga geral, quanto para a CPTM transportando pessoas.

Dentre as possibilidades de criação de vias independentes estão a construção do Ferroanel, proposto pelo Governo de SP, e a segregação dos corredores em vias paralelas, proposto pela MRS. O projeto de segregações está avaliado em R$ 1,5 bilhão, já o Ferroanel, R$ 6 bilhões.

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Estação Da Luz, Linhas CPTM (Por Lucas Mendes)

Desta forma, a MRS para de utilizar as Linha 10 Turquesa e 12 Safira da CPTM, que poderão ampliar o transporte de passageiros, e somente 8 km continuarão a ser compartilhados entre a Estação Barra Funda e a Estação Mooca, incluindo a Estação Luz.

As propostas ainda estão em negociação com o Governo Federal e o Governo Estadual os projetos de interesse público e quem vai escolher a destinação da verba e quais projetos é o Ministério da Infraestrutura.

No meio de toda esta complexibilidade ainda há a proposta do trem de passageiros da CPTM até Santos – SP.

Abaixo seguem as imagens dos trechos propostos:

  • Divisão das Vias Atualmente:

(Imagem MRS)

  • Trecho com Segregação:

(Imagem MRS)

  • Trecho com Ferroanel:

(Imagem MRS)

Matéria primária e completa no Ferroviando: Link

Fotografia de Lucas Mendes.

Escrito, Editado e Revisado por Lucas Evaristo.

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Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

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