O que é ferrovia?
Uma ferrovia basicamente se move a partir de algumas bases fixas que devem ser observadas, o Material Rodante, a Via Permanente, a Sinalização de Via e a Operação Ferroviária. Este conjunto é essencial e se move em conjunto, sendo uma área afetada, todas as outras são afetadas de forma indireta.
O que é sociedade?
Em sociologia, uma sociedade é um grupo de indivíduos se relacionando, a fim de conseguir e preservar seus objetivos comuns. Os objetivos comuns, compartilhados pelos membros da sociedade, são os próprios objetivos da sociedade, ou seja, o bem comum.
Faixa de domínio:
Entende-se por faixa de domínio a porção de terreno com largura mínima de quinze metros de cada lado do eixo da via férrea, sem prejuízo das dimensões estipuladas nas normas e regulamentos técnicos vigentes, ou definidas no projeto de desapropriação ou de implantação da respectiva ferrovia.
Passagem em nível:
Passagem em nível é o local onde a ferrovia se encontra com a rodovia ou com uma passagem de pedestres. Este local é muito propício a Acidentes Ferroviários, justamente por conta do cruzamento entre vias.
O meio ferroviário geralmente se utiliza de vários termos para definir um objeto, porém, a expressão “Passagem de Nível” está incorreta, sendo correta a expressão “Passagem em Nível”.
Negociação:
Negociação é “um processo de comunicação.” Negociação é também “um processo de interação social, que envolve duas ou mais pessoas, a respeito de seus interesses, identidades e cognição, dedicadas ao alcance de um acordo sobre a substância negociada através de ganhos mútuos.”
Acidentes Ferroviário:
Na história do homem, muitas tentativas de inovação terminaram em falhas graves de projeto que causaram acidentes, explosões e mortes. No setor ferroviário não foi diferente, desde sua criação, houve grandes acidentes e alguns com consequências catastróficas.
Um acidente ou incidente ferroviário na modalidade é um evento associado a operação de uma composição que acontece entre a partida do veículo de sua posição inicial, do carregamento, com intenção de transportar a carga até o ponto final, no descarregamento, durante manutenções ou durante manobras internas e que durante esse translado se observa alguma das seguintes condições:
- Uma ou mais pessoas foram mortas ou gravemente feridas por estarem dentro da
composição ferroviária, em contato com qualquer parte dela ou que entram nessa
condição ao serem expostas a fragmentos da composição e/ou explosões
causadas por motores. - A composição sofreu danos ou falhas estruturais que alteraram as condições de
operação e que necessitou de reparos ou substituição dos componentes internos e
externos avariados. - A composição está parcialmente descarrilada ou completamente descarrilada.
- A composição teve sua carga parcialmente derramada ou completamente
derramada
Um incidente ferroviário é um evento, quando não um acidente, associado à operação da composição, das condições do material rodante e das condições da via, que afetou real ou potencialmente a segurança das operações ferroviárias.
Um acidente no qual os danos no MR são muito extensos e impossibilitam a utilização posterior do aparelho, assim como a sua inteira destruição, são também conhecidos por acidente com perda total.