EMPRESA ITALIANA IRÁ TRANSFORMAR PNEUS USADOS EM DORMENTES SUSTENTÁVEIS:
A empresa italiana Greenrail criou uma alternativa sustentável na produção de dormentes, que tem a capacidade de captar energia solar e reduz a poluição causada por pneus e plásticos usados. No processo são utilizadas matérias primas secundárias, ao invés dos tradicionais materiais como o aço, o concreto e a madeira. Na produção destes dormentes, são utilizados plásticos urbanos descartados e pneus usados, reciclados.
“Os dormentes da Greenrail possuem as mesmas características mecânicas que os dormentes de concreto armado tradicionais, o que representa o padrão no mercado atual”. Disse Giovanni De Lisi, CEO da Greenrail.
Foto: Divulgação
O principal resultado foi a queda no custo de manutenção, que representou um número 50% inferior, e sem contar que os novos dormentes possuem uma durabilidade maior, podendo alcançar até 50 anos a mais do que os tradicionais, que geralmente têm uma vida útil de 40 anos.
Para cada quilômetro de pista, esses novos dormentes reutilizam até 35 toneladas de pneus altamente poluentes e geralmente difíceis de reciclar.
A empresa também diz que um dormente da Greenrail pode incorporar painéis fotovoltaicos para permitir a captura de energia solar. “A idéia do Greenrail Solar surgiu da vontade de transformar a infraestrutura ferroviária de infraestrutura passiva em infraestrutura ativa”, acrescentou de Lisi.
“Os dormentes do trem são expostos ao sol 90% do tempo; daqui vem a ideia de coletar energia solar e transformá-la em eletricidade”, acrescentou.
Artigo escrito por Lucas Evaristo em 30/01/2020.