EMPRESA ITALIANA IRÁ TRANSFORMAR PNEUS USADOS EM DORMENTES SUSTENTÁVEIS:

A empresa italiana Greenrail criou uma alternativa sustentável na produção de dormentes, que tem a capacidade de captar energia solar e reduz a poluição causada por pneus e plásticos usados. No processo são utilizadas matérias primas secundárias, ao invés dos tradicionais materiais como o aço, o concreto e a madeira. Na produção destes dormentes, são utilizados plásticos urbanos descartados e pneus usados, reciclados.

“Os dormentes da Greenrail possuem as mesmas características mecânicas que os dormentes de concreto armado tradicionais, o que representa o padrão no mercado atual”. Disse Giovanni De Lisi, CEO da Greenrail.

Anúcio Patrocinado

Foto: Divulgação

O principal resultado foi a queda no custo de manutenção, que representou um número 50% inferior, e sem contar que os novos dormentes possuem uma durabilidade maior, podendo alcançar até 50 anos a mais do que os tradicionais, que geralmente têm uma vida útil de 40 anos.

Para cada quilômetro de pista, esses novos dormentes reutilizam até 35 toneladas de pneus altamente poluentes e geralmente difíceis de reciclar.

A empresa também diz que um dormente da Greenrail pode incorporar painéis fotovoltaicos para permitir a captura de energia solar. “A idéia do Greenrail Solar surgiu da vontade de transformar a infraestrutura ferroviária de infraestrutura passiva em infraestrutura ativa”, acrescentou de Lisi.

“Os dormentes do trem são expostos ao sol 90% do tempo; daqui vem a ideia de coletar energia solar e transformá-la em eletricidade”, acrescentou.

Artigo escrito por Lucas Evaristo em 30/01/2020.

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.