Cruzamentos:

Como o próprio nome propõe, ela é uma interseção perpendicular ou transversal entre vias.

Imagem: Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)

 

Pera:

São utilizadas para mudar a direção de uma composição, ou seja, se o trem está direcionado do ponto A para o ponto B, ele ficará direcionado do ponto B para o ponto A. Como vantagem ela permite uma rápida mudança de direção e a possibilidade de instalação de oficinas, carregamento, descarregamento e etc.

Imagem: Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)

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Travessão:

Este é um dos elementos mais comuns em vias duplas e em pátios, conta com dois AMV’s, e um trilho intermediário. Permite a transição de uma composição de uma via para outra.

Imagem: Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)

Rotunda:

Tem o poder de girar uma locomotiva em 360°, direcionando o veículo de acordo com a necessidade operacional.

Imagem: Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)

Triângulo:

Também tem por objetivo de mudar a direção de uma locomotiva com avanços e recuos sobre os AMV’s. Este tipo de ferramenta operacional de via possui 3 AMV’s.

Imagem: Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)

Carretão:

Este elemento permite o deslocamento de locomotivas em vias paralelas.

Imagem: Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)

Para-choque de via:

Este elemento ferroviário é adicionado no fim de vias (linhas), e antes, protegendo, edifícios próprios da ferrovia (Pátios, Terminais e Estações).

Para-choque de Via (Imagem: Hewitt Equipamentos)

Acessado em: 28/11/2018

(http://www.hewittequipamentos.com.br/index.php?slideshow=true&483)

Desvio Ativo:

Neste tipo de desvio é utilizado dois AMV’s, permitindo a entrada e a saída da composição de forma direta, sem recuos. Ele também é chamada de pátio de cruzamento, pois permite que os trens se cruzem em uma linha singela.

Imagem: Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)

Desvio Morto:

Este tipo de desvio possui apenas um AMV, quando uma composição adentra nessa linha ela só pode sair através de recuo. Ela geralmente é utilizada para “estacionar” composições, bem como também pode ser utilizada para cruzamento.

Imagem: Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)

Fim da Linha!
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Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

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