Durante Fórum ITL de Inovação do Transporte, Marcelo Sampaio destacou como MInfra alia desenvolvimento e sustentabilidade, contribuindo para diversificar a matriz energética do país:

Ao promover desenvolvimento econômico de forma sustentável, o setor de transportes tem servido como importante meio de o Brasil verificar oportunidades para diversificar sua matriz energética. A avaliação é do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que participou nesta quarta-feira (5) da abertura do Fórum ITL de Inovação do Transporte. Organizado pela Confederação Nacional de Transportes, Sest/Senat e o Instituto de Transporte e Logística (ITL), o evento discute neste ano fontes alternativas de energia no setor.

Conforme destacou Sampaio, o Plano Nacional de Logística (PNL) contempla a temática em metas voltadas à redução da emissão de gases de efeito estufa em cada modal. E o Ministério da Infraestrutura vem participando de iniciativas e articulações para equilibrar a matriz nacional de transportes e, ao mesmo tempo, atingir eficiência energética. O ministro afirmou que nos setores rodoviário e ferroviário os pontos-chave são a renovação da frota sucateada, por meio do programa Renovar, e a troca de locomotivas movidas a diesel por elétricas, prevista no Frota Ferroviária Verde.

O ministro defendeu ainda o fomento à produção e ao consumo de veículos elétricos em grandes centros urbanos. “Estamos conversando com a indústria para que possamos desenvolver plantas e fabricar veículos elétricos no Brasil, reindustrializar o país, visto que temos a matriz energética mais pura em todo o mundo”, explicou. Segundo ele, na aviação civil, a diretriz no MInfra vai no sentido de otimizar as rotas das aeronaves, as quais emitem toneladas de gás carbônico na atmosfera. “Precisamos buscar eficiência. O caminho principal e grande legado que podemos deixar para o meio ambiente e a sustentabilidade é equilibrar a matriz de transporte. Precisamos de um olhar crítico e pragmático para definirmos onde queremos chegar e como”, concluiu.

Anúcio Patrocinado

Informações oriundas da Assessoria Especial de Comunicação do Ministério da Infraestrutura

Imagem de Capa: Agência Brasil/EBC.

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.