Após o processo de terraplenagem, se aplica o processo de drenagem, para que as correções realizadas no solo se mantenham. A drenagem é um processo que tem como objetivo escoar as águas de terrenos encharcados através de tubos, túneis, canais, valas e fossos, permitindo desta forma o trabalho de correções de nível e compactação dos solos, proporcionando base para a implantação do objeto estradal.
O estudo da hidrologia é de essencial importância para o conhecimento do movimento das águas, a partir deste estudo, se obtêm as rotas e se inicia a construção das obras de drenagem.
Drenagem (https://www.brasilferroviario.com.br/drenagem-de-via-impecavel/)
Um plano de drenagem deve incluir um estudo adequado para evitar erros comuns desta atividade. Se a especificação e análise técnica não forem adequadas, pode-se acabar se obtendo uma drenagem ineficiente, atrasar a obra, aumentar os custos, gerar acidentes e até mesmo perder todo o trabalho aplicado no terreno.
A drenagem pode-se dividir em drenagem profunda e drenagem superficial, sendo estes deliberados da seguinte forma:
Drenagem superficial:
cujo objetivo é dar escoamento às águas que se acumulam na superfície do terreno (provenientes normalmente do excesso de precipitação). A drenagem superficial consiste em regularizar o terreno (criando um declive constante e acabando com os pontos baixos), criar valas para o escoamento da água acumulada, aumentar a secção de pontes e aquedutos, limpar, alargar e aprofundar as linhas de água. São aplicados através de:
- Aplicação de Valas Revestidas;
- Canaletas Moldadas;
- Guias de Sargetas;
- Tubos de Concreto.
Drenagem Profunda:
Cujo objetivo é retirar o excesso de água que existe no interior do solo. Por outras palavras, pretende-se baixar o nível freático. As causas de um nível freático elevado podem ser, além de uma camada impermeável mais ou menos superficial (que impede a drenagem natural), o elevado nível de um rio ou ribeiro, chuvas ou mesmo regas exageradas. Os problemas de drenagem subterrânea ocorrem normalmente em zonas muito planas, em que toda a água se infiltra no solo. São aplicados através de:
- Aplicação de Trincheiras Drenantes;
- Drenos e Valas Horizontais Profundos.
Os Drenos também podem ser categorizados de acordo com os métodos de transporte de material recolhido, a agua.
- Drenos primários: Se apresentam paralelos entre si e tem como objetivo controlar a profundidade do nível freático.
- Drenos coletores: São responsáveis por receber a água dos drenos primários e a conduzir até o dreno principal.
- Dreno principal: Transporta a água coletada para fora da área de drenagem, em direção a um dreno natural do local.
OBS: Mesmo não sendo definida anteriormente como processos de drenagem, também pode-se citar a drenagem de estrutura de contenção, realizada através da implantação de barcabãs.