CORONA VÍRUS INTERROMPE FLUXO FERROVIÁRIO NA CHINA:
CHINA: O isolamento das localidades poderá causar impacto econômico. A cidade de Wuhan é um polo de manufatura, indústria pesada centro logístico para circulação de mercadorias e pessoas na área central da República Popular da China. Segundo QU Yuhui, embaixador da China no Brasil, ainda é muito cedo para fazer uma avaliação exata quanto o grau de impacto desse vírus vai causar na economia.
O tráfego por rodovia e ferrovia para a Província de Hubei está interrompido, e a cidade de Wuhan, principal cidade desta província, que conta com 11 milhões de habitantes (assim como São Paulo), e possui uma área cinco vezes maior que a cidade de Londres, está isolada.
Ferrovia de Alta Velocidade da China – Foto: Divulgação
A medida visa impedir a propagação do vírus, que até agora já matou 17 vidas e infectou 600 pessoas. O Washington Post afirmou que a estação ferroviária da cidade foi fortificada com guardas armados para garantir que ninguém saia da cidade. Os passageiros que saíram de Wuhan foram verificados quanto à temperatura pelos profissionais de saúde em trajes de proteção.
Wuhan Railway Station – Foto: Railway Technology
O coronavírus também foi identificado em outros países, com quatro casos na Tailândia e um nos EUA, Taiwan, Coréia do Sul e Japão. Estima-se que esse movimento impactará os planos de cerca de 400 milhões de pessoas que planejam viajar para outras partes do país por via aérea, transporte ferroviário ou rodoviário para o feriado do Ano Novo Lunar, começando na sexta-feira.
Publicado por Lucas Evaristo em 02/02/2020.