A gestora de infraestruturas ADIF adjudicou ao consórcio Lantania e ASCH Infraestructuras y Servicios um contrato de 21,3 milhões de euros para a realização das obras de uma linha de 8,8 km de bitola 1.435mm que permitirá o acesso de trens de alta velocidade a Adolfo Suárez Madrid-Barajas Terminal 4 do Aeroporto de Chamartín.

A proposta do consórcio foi 18% inferior ao orçamento original do ADIF para o projeto, que está sendo cofinanciado pelo Fundo de Recuperação de Infraestrutura da União Europeia.

A linha usará o alinhamento de uma ligação ferroviária suburbana de bitola 1.668 mm para o aeroporto, que foi projetada para ser adequada para uso futuro por trens de alta velocidade.

A estação do Terminal 4 possui plataformas adequadas para trens de alta velocidade, e o túnel de acesso ao aeroporto de via dupla é parcialmente de bitola dupla.

Anúcio Patrocinado

Este trecho será inteiramente de bitola dupla, e 3,5 km de nova via de bitola 1 435 mm assente ao lado da via existente desde Chamartín até ao túnel de acesso. A ligação será em via dupla, com exceção de um troço em via única sob a ponte da autoestrada A-1 perto de Chamartín.

Espera-se que os serviços de alta velocidade para o aeroporto sejam introduzidos no próximo ano, com o túnel sob o centro de Madri inaugurado em julho de 2022, o que significa que os trens do norte e do sul do país poderão acessar o aeroporto.

Planos detalhados serão anunciados ainda este ano para uma conexão dedicada de alta velocidade ao aeroporto, com conclusão prevista para 2030.

Entretanto, decorrem os trabalhos de remodelação da estação de Chamartín, no valor de €1.000.000.000,00, como um hub multimodal com o dobro da capacidade para serviços de alta velocidade e suburbanos.

Imagem: RENFE Divulgação
Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.