Concurso DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) é para cargos de nível superior, com iniciais de R$ 7,5 mil.

O novo concurso DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) já está oficialmente autorizado, de acordo com documento publicado em edição extra do diário oficial da União da última sexta-feira, 16 de junho. A seleção faz parte de uma série de concursos federais anunciados na última sexta pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck. De acordo com o documento, a publicação do edital deve ocorrer dentro de um prazo de seis meses, ou seja, até 16 de dezembro. Além disso, a aplicação das provas deve ocorrer dois meses após a liberação do edital.

Embora o DNIT contasse com um pedido encaminhado para o preenchimento de 1.758 vagas, a autorização efetiva é para o preenchimento de apenas 100 oportunidades, para dois cargos de nível superior, distribuídas da seguinte forma:

  • analista administrativo – 50 vagas
  • analista de infraestrutura e transportes – 50 vagas

Para os dois cargos a remuneração inicial oferecida pelo DNIT é de R$ 7.507,49.

Anúcio Patrocinado

Concurso DNIT: veja atribuições dos cargos

Analista administrativo:

  • Exercício de atividades administrativas e logísticas de nível superior relativas ao exercício das atribuições do DNIT, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.

Analista de infraestrutura de transportes

  • Atividades de planejamento, gerenciamento, pesquisas e estudos, elaboração de projetos, acompanhamento de obras e fiscalização de contratos e convênios, operação e engenharia de tráfego, com vistas na construção, restauração, manutenção e operação da infra-estrutura de transportes federal, rodoviária, ferroviária, portuária e hidroviária.

Concurso Dnit: veja autorização oficial

PORTARIA MGI Nº 2.760, DE 16 DE JUNHO DE 2023:

A MINISTRA DE ESTADO DA GESTÃO E DA INOVAÇÃO EM SERVIÇOS PÚBLICOS, no uso de suas atribuições, tendo em vista o disposto no Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019, e conforme as informações do Processo nº 14022.169123/2022-34, resolve:

Art. 1º Autorizar a realização de concurso público para o provimento de 100 (cem) cargos no quadro de pessoal do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), conforme especificado no Anexo desta Portaria.

Art. 2º O provimento dos cargos de que trata o art. 1º dependerá de autorização do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e está condicionado:

I – à homologação do resultado final do concurso; e

II – à declaração do ordenador de despesa responsável, quando do provimento dos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias,
demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

Art. 3º A responsabilidade pela realização do concurso público será do órgão ou da entidade de que trata o art. 1º desta Portaria, a quem caberá:

I – editar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários à realização do concurso público, de acordo com as
disposições do Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019;

II – observar as leis e os regulamentos que tratem sobre políticas de reserva de vagas em concursos públicos e assegurar que as ações e procedimentos previstos no concurso público estejam alinhados ao alcance da efetividade de tais políticas; e

III – zelar pela conformidade legal dos procedimentos relacionados ao planejamento e à execução do concurso público.

Art. 4º O prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses, contado a partir da publicação desta Portaria.

Parágrafo único. A não publicação do edital de abertura do concurso público no prazo estabelecido no caput implicará:

I – a perda dos efeitos desta Portaria; e

II – o cancelamento do atesto de disponibilidade orçamentária para a realização do concurso público.

Art. 5º O prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital de que trata o caput e a realização da primeira prova do certame será de dois meses.

Art. 6º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

. Cargo Escolaridade Vagas
. Analista Administrativo Nível Superior 50
. Analista em Infraestrutura de Transportes Nível Superior 50
. Total – 100

Saiba como foi a última seleção

O último concurso Dnit ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 1.200 vagas espalhadas por todas as regiões do país. Na ocasião, a banca organizadora foi a Esaf. Os salários oferecidos ficaram entre R$ 2.507,30 a R$ 7.815,81.

As oportunidades foram para ensino médio, técnico e superior. No caso de ensino médio, as opções foram as seguintes:

  • técnico administrativo – 114
  • técnico de suporte em infraestrutura de transportes no campo de estradas – 604

Para ensino médio com formação técnica:

  • técnico de laboratório – 74
  • técnico em topografia – 89

Por fim, para nível superior, a seleção foi para analista administrativo e analista em infraestrutura e transporte nas seguintes áreas de atuação:

  • ambiental – 25
  • geoprocessamento – 7
  • engenharia civil – 147.

Para analista administrativo, as opções foram para as seguintes áreas:

  • contábil 35
  • tecnologia da informação – 10
  • administrativa – 65
Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.