Os elementos básicos de comunicação entre a equipagem, e entre a equipagem e o CCO, são voz, luminosidades e elementos físicos, que podem ser transmitidos a partir dos seguintes meios:

  • Rádio;
  • Pessoal;
  • Satélite;
  • Via visual.

Sistemas de Sinalização Sonoros:

Os sistemas acústicos da ferrovia se dão a partir da utilização dos elementos do material rodante que são o sino e a buzina da locomotiva. Na via permanente, as passagens de nível, catracas e cancelas geralmente vem instaladas com sinos fixos para alerta a pedestres e motoristas rodoviários.

Antigo Sino Black (Imagem: Pixa Bay)

Acessado em: 03/12/2018 (https://pixabay.com/pt/antigo-sino-black-vapor-motor-21029/)

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Sistemas de Sinalização Placas:

As placas de sinalização estiveram na vanguarda da sinalização de via, sendo complementadas posteriormente pelas sinalizações luminosas, estas, tem por objetivo regulamentar, advertir e indicar ações de operação e manutenção na Via Permanente.

Lembra-se que as placas devem ser posicionadas ao lado direito da via, e logicamente, no sentido de circulação do trem. No caso de linha dupla, as placas devem ser localizadas na entrevia, caso seja impossibilitada a instalação na entrevia, deverá estas, serem adicionadas em ambos os lados.

As placas são de Regulamentação, Advertência e Indicação.

Demais elementos e processos de comunicação:

A comunicação básica nos leva a identificar elementos de uma comunicação, por exemplo, quem é o emissor, que é o receptor, qual a mensagem e por qual veículo ou forma essa mensagem será enviada.

Outra grande preocupação é se essa mensagem chegará de forma integral a seu destino final. Desta forma, identifica-se que, a segurança é um atributo imprescindível e base da comunicação na operação.

Lembramos que para que a operação ferroviária ocorra com sucesso é necessário uma boa comunicação, permitindo desta forma que todos os envolvidos tenham ciência de forma integral dos comandos necessários.

Os erros de comunicação que podem gerar erros operacionais, e por consequência acidentes ferroviários, pode fazer com que funcionários percam membros do corpo, bem como colocam em risco a vida dos funcionários.

Comunicação Via Rádio:

Para se realizar a comunicação entre operadores, seja entre CCO e equipagem ou entre os membros da equipagem, devem ser observados alguns elementos de comunicação via rádio:

  • Verifique o estado do canal de rádio a ser utilizado;
  • Se identifique e identifique o receptor;
  • Verifique o bom estado do canal e a qualidade da recepção;
  • Toda comunicação deverá ser encerrada com câmbio, justamente para que o receptor tenha a certeza de que a mensagem foi enviada de forma integral e não foi interrompida por falha de sinal;
  • Quando todas as comunicações foram repassadas, o último contato deverá ser findado com a mensagem “câmbio final”;
  • Todos os equipamentos de rádio devem estar ativos e com sinal em bom som;
  • Toda emergência deverá ter uma atenção especial da operação, quando houver uma emergência, o operador deverá iniciar a comunicação repetindo a palavra “Emergência” por três vezes;
  • Ao ouvir a palavra “Emergência” todos os operadores deverão encerrar todas as ações substituíveis para dar atenção a aquela operação;
  • Todos os equipamentos só podem ser operados se estiverem em ótimo estado de funcionamento, e manter o bom estado é dever de todos os usuários dos equipamentos;
  • A operação só poderá ser efetuada se todas as informações forem 100% entendidas.
Fim da Linha!
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Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

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