Com a presença das novas tecnologias viabilizadas pela tecnologia 5G, muito se especula sobre o que estaria por vir em face de novas formas aplicadas a ferrovia. Dentre as novidades, especula-se a possibilidade de realizar viagens sem bilhetes, transporte de cargas automatizado, drones de manutenção (preventiva e corretiva), maglev aplica à cargas, operação de trens de forma remota em ZAS (zona de autossalvamento), trens mais rápidos e operações sem maquinista (driveless). A empresa de engenharia de projetos Arup publicou o relatório “Future of Rail 2050”, trazendo previsões do setor ferroviário para as próximas décadas.
Os especialistas da Arup basearam a análise em tendências mundiais como crescimento da população urbana, alterações climáticas, chegada do 5G e também outras novas tecnologias, além de informações sobre os diversos projetos de ferrovias da própria companhia.
O relatório prevê a manutenção preventiva das linhas ferroviárias por drones autônomos, trens sem condutor viajando com segurança em alta velocidade, cargas enviadas automaticamente ao seu destino e uma tecnologia inteligente projetada para melhorar a experiência do passageiro e permitir viagens sem bilhetes (algo próximo do último ponto já é aplicado em alguns países da Europa).
Os avanços tecnológicos também serão vitais para melhorar a experiência do usuário, fornecendo informações precisas do trajeto em tempo real, e permitindo acesso ininterrupto ao trabalho e ao entretenimento durante a viagem através de redes de internet sem fio (Wireless e/ou 5G).
Com o aumento da frequência de eventos climáticos extremos, o relatório avalia futuras técnicas de construção e manutenção, prevendo que robôs inteligentes irão construir novas e modernizar antigas infraestruturas ferroviárias. Além disso, aborda questões como a melhoria e a difusão de sistemas de direção automática nos trens, o que vai otimizar ainda mais o tempo das viagens e pode acabar com os atrasos.
O estudo também analisa a forma como transporte de cargas terá lugar acima do solo (via plataformas elevadas), muito abaixo dele (em túneis no subsolo), ou mesmo através de uma nova geração de dirigíveis. Ricardo Pittella, diretor da Arup no Brasil, afirma que “em 2050, cerca de 75% da população mundial viverá em cidades, o que nos obriga a repensar questões como a mobilidade urbana. É exatamente aí que vemos a oportunidade de um maior crescimento do transporte ferroviário, especialmente no Brasil, acompanhado das melhorias trazidas pela tecnologia”.
Sobre o MagLev, a companhia TSB Cargo está testando Maglev para transporte de cargas, isto em uma pista de 860 metros em Sengenthal, na Alemanha. Além de seu uso no transporte local de passageiros, a tecnologia de levitação magnética excepcionalmente silenciosa e eficiente empregada no Sistema de Transporte Bögl (TSB) totalmente automatizado também permite que o sistema sirva como uma alternativa de economia de espaço e baixa emissão para o frete rodoviário transporte. Operando em ciclos de 20 segundos e atingindo velocidades de até 150 quilômetros por hora, o sistema pode movimentar até 180 contêineres por hora em uma direção de forma individual e totalmente elétrica.
Uma pista de demonstração de 120 metros, incluindo switch, está atualmente sendo construída para o Congresso Mundial ITS deste ano em Hamburgo. Entre 11 e 15 de outubro de 2021, os visitantes podem assistir às operações de transferência dos caminhões para o sistema TSB Cargo e experimentar sua operação de baixo ruído no local do Cruise Center Steinwerder. Em conjunto com um estudo de viabilidade que a Autoridade Portuária de Hamburgo (HPA) terá um escritório independente para realizar em conjunto com Max Bögl, a pista de demonstração formará a base para a aplicação da tecnologia na vida real na indústria de logística.
Entre as aplicações potenciais do sistema TSB Cargo estão a distribuição de mercadorias entre centros logísticos movimentados, por exemplo terminais portuários ou conexões do interior com os chamados portos secos. Com os caminhões a diesel atualmente movimentando a maior parte do transporte de contêineres individuais, a mudança para um sistema totalmente elétrico, como o TSB Cargo, reduzirá os volumes de carbono na cadeia de transporte e aliviará a pressão na infraestrutura portuária.
Escrito por Lucas Evaristo em 22/08/2021.
Há trechos removidos do site da TSB Cargo em <https://transportsystemboegl.com/en/tsb-cargo-maglev-railway-for-freight-transport/>, acessado em 21/08/2021.