O trecho de 424 km, entre Xiangyang e Wanzhou, na China, do corredor ferroviário de alta velocidade Chongqing – Zhengzhou, e o trecho de 195 km, entre Zhengzhou e Puyang da rota Zhengzhou – Jinan, também na China, foram inauguradas em 20 de junho de 2022 e, na mesma data, a estação Beijing Fengtai reabriu de forma completa após um ano de obras de modernização.

A linha entre Xiangyang e Wazhou inclui 91 pontes e 57 túneis, e o trecho entre Wanzhou e Wushan, possui 184 km, com 32 pontes com uma extensão total de 10,8 km e 28 túneis com uma extensão de 169,7 km.

Uma característica importante é o túnel Xiaosanxia, de 18,9 km, em Chongqing que foi projetado pelo China Railway Second Research Institute e construído pelo China Railway Tunnel Bureau entre fevereiro de 2017 e 26 de julho de 2020.

Outros túneis importantes estão em Xinhua (18,8 km), Wushan (16,6 km), Xiangluping (15,2 km), Baokang (14,6 km), Fengjie (13,5 km), Badong (13,2 km). km), Xiangshuwan (12,5 km), Ganxigou (11,9 km), Luojiashan (10,6 km) e Xingshan (10,1 km).

Anúcio Patrocinado

A execução de teste nos túneis de linha dupla e canal único envolveu dois trens circulando em direções opostas a 403 km/h, 15% acima da velocidade máxima de operação de 350 km/h.

A abertura reduziu os tempos de viagem de ponta a ponta no corredor dedicado a passageiros entre Chongqing e Zhengzhou de 8h para 4h23min, com o tempo mais rápido de Chongqing a Pequim reduzido de mais de 20h para menos de 7h.

A velocidade máxima na linha entre Pequim e Wuhan foi aumentada de 310km/h para 350km/h em 20 de junho de 2022, aumentando a capacidade em 7% e reduzindo o tempo de viagem mais rápida para 3h48min.

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.