FERROVIA BRASILEIRA FIGURA NOVAMENTE NO RADAR CHINÊS:

O Governador do Estado de São Paulo, João Dória, tem agendado para o dia três de agosto uma visita à China com objetivo de buscar apoio financeiro para a criação do trem intercidades. Esta nova rota tem por finalidade ligar o Vale do Paraíba à região de Campinas, passando pela cidade de São Paulo.

Segundo informações, empresas da Ásia já haviam sinalizado positivamente referente ao interesse de investir no projeto, porém, desde então não houve mais divulgação de notícias sobre a rota projetada. A proposta faz parte do programa de concessão e o processo licitatório deverá ser iniciado em breve.

Anúcio Patrocinado

João Dória (Foto: UOL)

Esta seria a continuação de um projeto apresentado por Geraldo Alckmin em 2012, mas que não teve o devido andamento dentro do prazo previsto. O custo total do projeto é de aproximadamente 5 bilhões, que deverão ser divididos entre o cofre do Estado, o Governo Federal e via PPP (Parceria Público-Privada).

Locomotiva RUMO (Imagem: Frateschi)

O grande interesse em investir na ferrovia que a China tem demonstrado é um sinal positivo para o modal e para a economia do país como um todo. A perspectiva é que se abra centenas de vagas no mercado de trabalho e uma maior busca por transportes via linha férrea.

Escrito, Editado e Publicado por Lucas Evaristo.

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.