Centro de Controle Operacional, Centro de Controle de Operações ou até mesmo Centro de Controle de Tráfego são os nomes atribuídos aos escritórios centrais de operação ferroviária.

Como objetivo, esse escritório busca centralizar todas as informações que dizem respeito a ferrovia em seu contexto mais geral, desde de dados da Via Permanente, como locais de manutenção e o estado da sinalização, até quantidade de materiais rodantes disponíveis, porém, sua função principal é organizar os trens, expedindo ordens de avanço e recuo.

Painel de Controle Operacional (CCO – EFVM) (Imagem: TGVBR)

Acessado em: 04/12/2018 (http://tgvbr.org/cgi-sys/)

Anúcio Patrocinado

Este escritório opera 24 (vinte e quatro) horas por dia, 7 (sete) dias por semana, assim como as ferrovias, e os profissionais desta área devem ser preferencialmente conhecedores das ciências logísticas. A área também pode contemplar assessorias auxiliares, como equipes de planejamento de manutenção de via e de material rodante.

Painel de Controle de Operação da CPTM – Brás (Imagem: CPTM)

Acessado em: 04/12/2018 (https://www.flickr.com/photos/eli_k_hayasaka/5369128265)

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.