O CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control) é um sistema de integrado de licenciamento e monitoramento de trens na ferrovia, tem como fundamento principal a não criação de blocos fixos (secções de bloqueio) de movimentação na via e o fortalecimento do conceito de falha segura.

Para saber mais sobre blocos e sinalização leia antes este material: Sinalização e Blocos.

Afinal de contas, se o CBTC não trabalha com blocos fixos ele trabalha de qual forma?

O CBTC utiliza o sistema de blocos móveis com comunicação via satélite, que permite uma maior aproximação entre trens, que por consequência adiciona um maior número de trens em um mesmo trecho.

Anúcio Patrocinado

Vamos comparar Blocos Móveis e Blocos Fixos?

Veja que no Bloco Fixo, só se pode adicionar um trem por trecho, pois ele inicia a ocupação da via e desocupa quando finaliza o trecho.

Imagem: Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)

Já no Bloco Móvel, como o monitoramento é via satélite, não se cria blocos fixos, mas sim blocos móveis, mantendo desta forma a distância entre os trens.

Imagem: Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.