O CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control) é um sistema de integrado de licenciamento e monitoramento de trens na ferrovia, tem como fundamento principal a não criação de blocos fixos (secções de bloqueio) de movimentação na via e o fortalecimento do conceito de falha segura.
Para saber mais sobre blocos e sinalização leia antes este material: Sinalização e Blocos.
Afinal de contas, se o CBTC não trabalha com blocos fixos ele trabalha de qual forma?
O CBTC utiliza o sistema de blocos móveis com comunicação via satélite, que permite uma maior aproximação entre trens, que por consequência adiciona um maior número de trens em um mesmo trecho.
Vamos comparar Blocos Móveis e Blocos Fixos?
Veja que no Bloco Fixo, só se pode adicionar um trem por trecho, pois ele inicia a ocupação da via e desocupa quando finaliza o trecho.
Imagem: Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)
Já no Bloco Móvel, como o monitoramento é via satélite, não se cria blocos fixos, mas sim blocos móveis, mantendo desta forma a distância entre os trens.
Imagem: Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)