Equipagem:
São profissionais dedicados a movimentação das locomotivas, operadores ferroviários embarcados, é composto por maquinistas e auxiliares de maquinistas, outras nomenclaturas podem ser tomadas dependendo da ferrovia, como por exemplo, os oficiais.
Maquinista (Imagem: MDIG)
Acessado em: 04/12/2018 (https://www.mdig.com.br/index.php?itemid=42829)
Manobrador:
Este funcionário tem função essencial na movimentação de locomotivas e vagões dentro e fora de pátios, assim como o nome indica, auxilia os operadores nas manobras dos trens. Ele é responsável principalmente pela verificação visual de avanços, recuos e alteração de AMV’s.
Manobrador (Imagem: Supertec)
Acessado em: 04/12/2018 (http://www.supertec.gov.br/mdic/CursoPortal/Detalhe/12880)
Controlador de Tráfego:
O controlador de tráfego ferroviário deve seguir um perfil rígido para que o CCO execute de forma harmônica uma operação eficaz e segura. Os controladores de tráfego contam com painéis digitais (monitores) que representam virtualmente uma ferrovia e mostram, em tempo real, o fluxo dos trens ao decorrer da via. Ao longo da linha, existem dispositivos que são acionados com a passagem do trem (shunt) e esta informação é direcionada para o CCO.
Como função essencial, o controlador de tráfego, realiza o licenciamento de avanços e recuos de trens, estes “comandos” são apresentados diretamente aos operadores ferroviários embarcados e aos demais profissionais da via (Mantenedores e etc).