Aspersor de Polímeros (Ferroviário):

O aspersor é um equipamento que permite através de jatos d’água impedir que partículas de cargas ferroviárias que tenham potencial de emitir pequenas partículas no ar. Essa pulverização possibilita a não emissão de poeira poluente que, além de gerar malefícios ao meio ambiente, também pode ser mais um problema urbano para os arredores da ferrovia.

O Sistema opera em 4 estágios: Captação, Carregamento, Mistura e Finalmente a Aspersão.

A captação da água ocorre em dois poços artesianos com 104 e 84 metros de profundidade. Após a captação,  a água é armazenada no reservatório principal com capacidade de 25.000 litros.

Anúcio Patrocinado

A segunda etapa é o Carregamento. Neste processo, acontece o abastecimento dos reservatórios de polímero em dois tanques com capacidade de 12.500 litros de polímero cada. Este abastecimento ocorre conforme o consumo do produto.

O tanque de mistura é preparado para receber o polímero e a água; resultado será aplicado nas composições.

Na última etapa, a solução que foi produzida no Sistema de Mistura é transferida para o reservatório de aspersão e, conforme as composições vão passando, as aspersões vão ocorrendo.

Imagem e referência de MRS Logística.

Editado e Revisado por Lucas Evaristo.

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.