Amv’s:

Um AMV (Aparelho de Mudança de Via) é um conjunto de acessórios, máquinas e componentes que são projetados para permitir ao material circulante transitar de uma linha para outra, assegurando a continuidade da via para um determinado caminho. No mundo ferroviário o AMV, também é chamado de chave. Ex: “Já fez a chave?”. Significa: “Já fez a alteração de rota dos trilhos pelo AMV?”.

Os AMV’s geralmente tem definições nas seguintes partes: agulhas, contra agulha ou “encosto da agulha”, aparelho de manobra, trilhos de enlace ou de ligação, ”coração” ou “jacaré”, calços, coxins e contratrilhos.

Imagem: Brasil Ferroviário (www.brasilferroviario.com.br)

Anúcio Patrocinado

Tipos de AMV:

AMV de Controle Manual

Mais básico tipo de AMV, tem que ser operador manualmente por um ser humano, alterando as vias para esquerda ou para a direita, de acordo com a necessidade da rota previamente estabelecida.

AMV Manual (Imagem: FERGRUPO)

Acessado em: 04/12/2018 (https://www.fergrupo.pt/projectos/principais-obras-realizadas/reabilitacao-do-ramal-ferroviario-da-)

AMV de Duplo Controle

É um AMV que tem a possibilidade de ser operador por um comando elétrico ou por um ser humano de acordo com a necessidade da rota previamente estabelecida e as condições logísticas do momento.

AMV Elétrico (Imagem: FERGRUPO)

Acessado em: 04/12/2018 (https://www.fergrupo.pt/projectos/principais-obras-realizadas/reabilitacao-do-ramal-ferroviario-da-)

AMV com Comando Local

Pode ser alterada para as posições “normal” e “inversa” e está alteração é feita através de uma caixa de comandos elétricos que é instalada em um local aproximado do AMV, não podendo ser alterada remotamente, apenas com um comando local.

AMV (Imagem: Projeto Museu Ferroviário)

Acessado em: 04/12/2018 (http://www.projetomuseuferroviario.com.br/construcao-nob-22/)

AMV de Mola

Chave que é manipulada através de uma mola e também pelo peso da composição, o equipamento que permite a alteração da rota das linhas e uma mola que faz com que as linhas voltem a posição normal após a passagem da composição.

AMV de mola (Imagem: Youtube/Pátio Araraquara: SP)

Acessado em: 04/12/2018 (https://www.youtube.com/watch?v=y-wSNxfiDRU)

AMV com Travador Elétrico

AMV que tem um equipamento elétrico de segurança que só permite sua alteração caso sejam cumpridos os requisitos de segurança previamente estabelecidos, podendo variar dependendo da fabricante ou da concessionária.

AMV com Disposítivos Elétricos (Imagem: Sem Fonte)

AMV Talonável

É um tipo de AMV mais complexo, pouco ultilizado que é dotado de sistemas hidráulicos que trava as agulhas quando for feita a alteração, não permitindo que as mesmas retorne a posição anterior.

Imagem AMV (Imagem: Hewitt Equipamentos)

Acessado em: 04/12/2018 (http://www.hewittequipamentos.com.br/) 

AMV com Controlador de Circuito Elétrico

AMV que ter dispositivos que impedem o circuito de via de fazer liberações quando, a chave for colocado em posição reversa.

AMV desativado (Imagem: Wikipédia – Entroncamento na linha do minicomboio da Caparica, na praia da Foz do Rego/Portugal)

Acessado em: 04/12/2018 (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Entroncamento_do_Transpraia.JPG)

AMV Falsa

Chave colocada em determinados pontos, como saídas de pátios com grandes declives, para desviar vagões para desvios mortos ou mesmo descarrilá-los em casos de disparos, visando evitar acidentes mais graves.

Descarriladeira (Imagem: Planeta Ferrovia)

Acessado em: 04/12/2018 (http://planetaferrovia.blogspot.com/2014/01/descarriladeira-chave-falsa-ratoeira.html)

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.